Ensino a distância se consolida no Brasil e representa 65% dos ingressantes no ensino superior em 2022, revela censo

A modalidade de ensino a distância vem se consolidando cada vez mais como a escolha preferida dos estudantes que ingressam no ensino superior no Brasil. Segundo dados do Censo do Ensino Superior de 2022, divulgados pelo Ministério da Educação, 2 em cada 3 estudantes optaram pelo ensino a distância no ano passado.

Dos 4,7 milhões de estudantes que ingressaram em cursos de graduação em 2022, 65% escolheram a modalidade a distância. Isso representa um número expressivo de mais de 3,1 milhões de ingressantes. É válido ressaltar que a grande maioria desses estudantes (97%) optou por faculdades particulares.

Essa é a segunda vez que o ensino a distância supera o número de ingressantes em cursos presenciais. A primeira vez ocorreu em 2020, durante a pandemia, quando os cursos Ead representaram 53% do total de ingressantes. No entanto, esse número subiu para 65% em 2022, indicando uma maior aceitação e confiança por parte dos estudantes nessa modalidade de ensino.

Por outro lado, os cursos presenciais registraram um aumento no número de ingressantes no ano passado, após terem enfrentado uma queda durante a pandemia. Em 2022, esses cursos receberam 1.656.172 novos alunos, enquanto em 2021 esse número havia sido de 1.467.523. Apesar disso, o ensino a distância continua liderando a preferência dos estudantes de ensino superior.

Esses dados refletem a nova realidade vivenciada pelo setor educacional devido à pandemia, que acelerou a adoção do ensino remoto e evidenciou as vantagens e flexibilidade oferecidas pela modalidade a distância. Além disso, muitas instituições privadas têm investido nessa modalidade, ampliando sua oferta de cursos e atraindo um número significativo de estudantes.

É importante ressaltar que o ensino a distância não se restringe apenas às graduações, mas também abrange cursos de pós-graduação e capacitação profissional. A tendência é que essa modalidade de ensino continue a se expandir e se consolidar como uma alternativa viável e eficiente para os estudantes brasileiros.

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