Chuvas fortes provocam ocorrências em 135 municípios de Santa Catarina, com duas mortes confirmadas

Nesta terça-feira (10), Santa Catarina enfrenta um cenário alarmante com 135 municípios afetados pelas fortes chuvas. O número representa um aumento em relação a ontem, quando eram registradas ocorrências em 132 cidades. Esses dados são divulgados pela Defesa Civil estadual, que também informa que 82 localidades decretaram situação de emergência devido ao mau tempo. Infelizmente, o estado já contabiliza duas mortes decorrentes das cheias dos rios, uma em Rio do Oeste e outra em Palmeira.

De acordo com a Defesa Civil, o tempo em Santa Catarina deve apresentar melhora, com maior presença de sol na maior parte do estado, graças à influência de um sistema de alta pressão. No entanto, na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e no litoral norte, a variação de nuvens pode ocasionar chuva fraca e chuviscos isolados e passageiros.

Artigos relacionados

A previsão meteorológica indica que as condições climáticas irão se deteriorar novamente na quarta-feira (11), com o retorno das chuvas, raios, fortes rajadas de vento e até granizo, especialmente na divisa com o Rio Grande do Sul. Com isso, o risco de ocorrências associadas a temporais e chuva intensa, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas, continua classificado como moderado a alto. Diante disso, as operações da Defesa Civil seguem mobilizadas para atender a população.

O governador de Santa Catarina, Jorge Mello, destacou a importância do aviso prévio, que possibilitou salvar vidas e proteger propriedades. Segundo ele, as forças de segurança, como bombeiros, polícia e Defesa Civil, têm realizado um trabalho grandioso no resgate das pessoas afetadas pelas enchentes. Mello ressalta ainda a necessidade de acolher essas famílias em casas de parentes e abrigos, e posteriormente, focar na recuperação das estruturas danificadas.

Nesse momento crítico, o governo estadual já distribuiu quase 40 mil itens de assistência humanitária, e as equipes estão em campo para prestar apoio nas regiões atingidas. O Comando Militar do Sul, do Exército, também está em ação com a Operação Ânimo Forte, que tem como objetivo fortalecer as operações da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Forças especializadas estão sendo deslocadas para diferentes áreas, utilizando viaturas como blindados anfíbios, embarcações e aviões para transporte de materiais e resgate de pessoas em risco.

Além disso, a Defesa Civil Nacional orienta os moradores das regiões de risco a se cadastrarem nos serviços de alerta, enviando um SMS com o CEP do local de interesse para o número 40199. A população receberá avisos com informações sobre os riscos e orientações. Já para receber alertas de desastres por WhatsApp, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional sugere o cadastro pelo número (61) 2034-4611 e interação com o chatbot, disponibilizando a localização desejada para receber as mensagens das Defesas Civis.

Em caso de emergência, é importante ligar para os números da Defesa Civil (199), Corpo de Bombeiros (193) e Polícia Militar (190) para pedir socorro. A situação em Santa Catarina exige atenção e prontidão da população, bem como suporte e ações efetivas das autoridades para minimizar os danos causados pelas chuvas intensas.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo