Repórter São Paulo – SP – Brasil

Parlamento Jovem Ensino Médio 2023: Estudantes assumem o papel de vereadores em experiência cidadã e democrática

Os estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares de São Paulo estão tendo a oportunidade de participar do Parlamento Jovem Ensino Médio – vereador Dr. Farhat 2023. Essa iniciativa, criada pela Câmara Municipal da cidade, tem como objetivo proporcionar aos jovens uma vivência do trabalho do Parlamento, ensinando-lhes sobre cidadania e democracia.

Nesta segunda-feira (9/10), ocorreu a Sessão Solene de instalação do Parlamento Jovem, que contou com a presença do vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS), presidente da Câmara Municipal, e dos membros da Comissão Avaliadora, vereadora Cris Monteiro (NOVO) e vereador Manoel Del Rio (PT). Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de se candidatar para a eleição da Mesa Diretora e participar das reuniões das Comissões.

No dia 20/10, será realizada a eleição da Mesa Diretora e a Sessão Plenária, na qual serão votados os Projetos de Lei criados pelos estudantes. Ao todo, são 55 estudantes e cinco suplentes participando do parlamento jovem. Eles estão divididos em partidos que foram criados exclusivamente para o programa, abrangendo diversas áreas como assistência social, cultura, defesa do consumidor, educação, emprego, esportes, lazer, habitação, meio ambiente, planejamento urbano, saúde, segurança urbana e trânsito e transporte.

Durante a sessão solene, os jovens parlamentares foram diplomados e prestaram um juramento. A estudante Maria Fernanda Calixto Cavallini, do partido Trânsito e Transporte, explicou o projeto de lei que irá apresentar na votação. Seu projeto visa garantir o acesso ao transporte público para os alunos de escolas públicas, utilizando apenas a carteirinha de matrícula como comprovação.

O Parlamento Jovem Ensino Médio tem se mostrado uma experiência enriquecedora para os estudantes, proporcionando a eles conhecimentos sobre o funcionamento do legislativo e incentivando o engajamento na política e na democracia. Além disso, a iniciativa busca aproximar os jovens da Câmara Municipal, mostrando a importância da participação da sociedade nos processos políticos.

Os professores também têm papel fundamental nesse projeto, orientando os alunos e incentivando a participação deles. A coordenadora do colégio Franciscano São Miguel Arcanjo, Kátia Venturineli, ressaltou a importância da participação dos estudantes nessa experiência democrática.

No discurso de abertura da Sessão Solene, a presidente do Parlamento Jovem 2022, Eduarda Goes, ressaltou a importância do programa em sua vida e incentivou os jovens a não desistirem do envolvimento na política.

O Parlamento Jovem Ensino Médio é uma iniciativa que vem mostrando resultados positivos, contribuindo para a formação cidadã dos estudantes, despertando neles o interesse pela política e incentivando o exercício da democracia desde cedo. Os jovens têm demonstrado grande vontade de participar e contribuir com projetos em diversas áreas, mostrando que a juventude também tem seu lugar na política.

Sair da versão mobile