IBGE dá início à coleta de informações da PNDS 2023 com foco na saúde reprodutiva e nutrição infantil

Nesta segunda-feira (9), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou o início da coleta de dados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS), referente ao ano de 2023. A pesquisa terá como foco a saúde reprodutiva de mulheres e homens, além da saúde e nutrição na infância. Pela primeira vez, o instituto incluirá perguntas sobre identidade de gênero e orientação sexual dos entrevistados com 18 anos ou mais.

Segundo o IBGE, a inclusão dessas informações atende a uma demanda da sociedade civil, sendo considerada de extrema importância para o órgão. Além disso, para garantir o conforto dos entrevistados ao responderem questões sensíveis, mulheres serão entrevistadas por mulheres e homens por homens.

Nos próximos quatro meses, os agentes de coleta visitarão cerca de 133 mil domicílios distribuídos em mais de 2.500 municípios do Brasil. A divulgação dos primeiros resultados está prevista para o quarto trimestre de 2024. Vale ressaltar que a pesquisa será amostral, ou seja, entrevistará domicílios selecionados estatisticamente para representar o país. Os dados serão desmembrados por Brasil, unidades da federação e, em alguns casos, também por capitais.

A PNDS é realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde e esta é a quarta rodada da pesquisa, sendo que as edições anteriores ocorreram em 1986, 1996 e 2006. No entanto, não é possível fazer comparações com os dados anteriores, pois esta é a primeira vez que o levantamento é conduzido pelo instituto.

Enquanto inicia a coleta da PNDS, o IBGE também se prepara para divulgar os resultados do Censo Demográfico 2022. A contagem da população fornecerá dados sobre idade e sexo dos brasileiros, que serão publicados no dia 27 de outubro. Essas estatísticas são de extrema relevância para o desenho e acompanhamento de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, mercado de trabalho e Previdência Social. Por meio dessas informações, será possível analisar as mudanças no perfil demográfico da população ao longo do tempo, e especialistas acreditam que os dados indicarão um processo de envelhecimento dos brasileiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo