Governo de SP promove Oficina de Regionalização da Saúde para tornar o trabalho do SUS mais eficiente na Grande São Paulo

Nesta segunda-feira (09), o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, participou da Oficina de Regionalização da Saúde da Grande São Paulo, realizada na capital paulista. O evento marca o encerramento da primeira fase do Programa de Regionalização da Saúde, que tem como objetivo mapear as necessidades de cada região e reorganizar a gestão da saúde para oferecer os serviços mais demandados.

Essa é a primeira Oficina realizada na capital e voltada para a Grande São Paulo. O secretário ressaltou a importância do diálogo entre o governo do Estado e os municípios para identificar os desafios e encontrar soluções. Segundo ele, a discussão sobre regionalização da saúde está avançada em todo o interior do estado, mas na Grande São Paulo, que possui uma grande população e diversos desafios, é necessário promover essa integração.

O objetivo do Programa de Regionalização é reduzir as desigualdades entre as regiões, aumentar a eficiência dos gastos públicos, ampliar a oferta de serviços, reduzir as filas de espera e diminuir a distância que as pessoas precisam percorrer para ter acesso ao atendimento. O programa prevê a adequação dos ambulatórios médicos de especialidades e hospitais estaduais às necessidades de cada região, descentralizando o sistema de saúde.

O Programa de Regionalização conta com a parceria do Cosems-SP e o apoio da OPAS, com a qual foi assinada uma Carta de Cooperação Mútua para fortalecer a gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) em São Paulo. Essa parceria visa criar redes permanentes entre as instituições e promover a cooperação entre elas.

O secretário Eleuses destacou que o governo do Estado já está pactuando com os municípios para investir em regiões com vazio assistencial, buscando equidade e eficiência para o SUS. As oficinas de regionalização já foram realizadas em diversas regiões, como Bauru, Taubaté, Marília, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Araçatuba, Ribeirão Preto, Baixada Santista, Campinas, Piracicaba e Sorocaba.

A Oficina de Regionalização da Saúde da Grande São Paulo é um evento de dois dias. No primeiro dia, foram realizados painéis sobre o Projeto de Regionalização, reuniões para diagnóstico da Assistência Primária à Saúde (APS) e apresentação da proposta de regulação do acesso e dos objetivos do projeto de Regionalização em São Paulo. No segundo dia, os grupos de trabalho elaboraram propostas e relatórios sobre a saúde na região, apresentando os resultados das discussões realizadas no dia anterior. O evento encerra com a reapresentação do cronograma da Regionalização.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo