Chuvas intensas surpreendem São Paulo e superam volume esperado para o mês de outubro em apenas oito dias

A cidade de São Paulo enfrentou uma intensa quantidade de chuvas nos últimos oito dias, tendo superado em 65% a quantidade esperada para todo o mês de outubro. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado, foram registrados 211 mm de precipitação na capital, enquanto a expectativa era de 126,6 mm para o período.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão para esta terça-feira (10) é de chuva isolada e temperatura entre 16°C e 24°C. Na quarta-feira (11), a temperatura voltará a subir e poderá chegar aos 28°C. Já na quinta-feira (12), os termômetros marcarão 32°C, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas. Na sexta-feira (13), as condições se manterão, porém a temperatura máxima será de 25°C.

Além da cidade de São Paulo, outras regiões do estado também têm sido afetadas pelas fortes chuvas. Santo André e Franco da Rocha, localizadas na Grande São Paulo, já registraram índices de chuva acima da média para o mês de outubro. A média das duas cidades é de 128,5 mm, mas desde o início do mês já choveu 188 mm em Santo André e 232 mm em Franco da Rocha. Nas últimas 72 horas, as cidades registraram 105 mm e 119 mm respectivamente.

Franco da Rocha, por exemplo, enfrentou diversos pontos de alagamento em sua região central. Na avenida Pacaembu, três imóveis foram atingidos por um deslizamento de terra, sendo que uma casa desabou e outras duas foram interditadas. Já na rua Lucas Vieira, um talude escorregou e bloqueou a via. Felizmente, não há registros de vítimas.

Caieiras, também na Grande São Paulo, também sofreu com pontos de alagamento em diversas ruas. O Teatro Municipal da cidade foi atingido pela água e pela lama.

Na cidade de Taboão da Serra, um imóvel desabou na manhã de segunda-feira, porém o local estava em reforma e não havia pessoas presentes no momento do incidente. Duas casas vizinhas foram interditadas pela Defesa Civil municipal.

As fortes chuvas estão impactando diversas regiões do estado de São Paulo, causando transtornos e preocupações para a população. É importante que as autoridades e órgãos responsáveis mantenham-se atentos e adotem medidas preventivas para minimizar os danos causados pelas precipitações intensas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo