Vacinação infantil contra a covid-19 é fundamental para evitar sequelas e a chamada covid longa, diz professor da USP.

A vacinação infantil contra a covid-19 é fundamental não apenas para evitar casos graves da doença, mas também para proteger as crianças de sequelas da infecção, conhecidas como covid longa. Essa afirmação foi feita pelo professor Clovis Artur Almeida da Silva, durante o Congresso Brasileiro de Reumatologia, que ocorreu recentemente em Goiânia.

Segundo o professor, essa vacinação é especialmente importante para crianças que possuem doenças crônicas, como as reumáticas. Estudos têm demonstrado que as vacinas são seguras e proporcionam uma resposta imunológica adequada, mesmo para pacientes que fazem uso de imunossupressores. Embora esses pacientes possuam taxas menores de resposta à vacinação, ela ainda é eficaz na proteção contra a infecção viral.

A covid longa é caracterizada por sintomas persistentes que ocorrem após três meses da infecção pelo novo coronavírus. Esses sintomas podem acarretar problemas sérios, como miocardites, inflamações no músculo que bombeia o coração, além de impactos emocionais e dificuldades na aprendizagem. O vírus também pode agredir o cérebro e levar a sequelas, como ansiedade e depressão, embora a duração desses impactos ainda não esteja clara.

Um estudo realizado no Instituto de Pediatria do Hospital das Clínicas da USP identificou que 43% das crianças e adolescentes avaliados relataram sintomas prolongados da covid-19 três meses após a infecção. Dores de cabeça e cansaço foram os sintomas mais comuns. Além disso, crianças que já apresentavam doenças crônicas antes da infecção apresentaram maior dificuldade de aprendizado após terem covid.

Diante desses resultados, o professor ressaltou a importância da vacinação para prevenir tanto a covid-19 quanto a covid longa. Ele enfatizou que as vacinas estão disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país. No entanto, dados revelam que apenas 11,4% das crianças brasileiras entre seis meses e cinco anos tomaram ao menos duas doses da vacina contra a covid-19.

Portanto, é crucial que as campanhas de vacinação sejam intensificadas, a fim de proteger a saúde das crianças e evitar possíveis sequelas da infecção. Estudos já demonstraram que a vacina reduz a incidência da covid-19 e da covid longa, além de acelerar a recuperação de pacientes que apresentam sintomas prolongados. Vacinar-se é a melhor forma de combater a doença e garantir um futuro saudável para as crianças.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo