Shopping Pátio Higienópolis oferece passeio gratuito para conhecer a arquitetura moderna de São Paulo.

A verticalização de São Paulo, embora traga problemas ambientais, também é responsável por abrigar uma arquitetura admirável. A cidade possui uma linha do tempo de estilos arquitetônicos, com influências de renomados profissionais estrangeiros como Frank Loyd Wright, Mies van der Rohe e Le Corbusier, além de contar com marcas de artistas locais como Paulo Mendes da Rocha, Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi e Vilanova Artigas.

Essa riqueza arquitetônica inspirou o arquiteto André Scarpa a criar passeios pela cidade em 2013. Scarpa começou fotografando prédios de São Paulo que ele gostava e em seguida pesquisava sobre seus autores. Em 2018, a empresa Superbacana + investiu nessa ideia e começou a promover passeios personalizados para grupos de amigos e empresas, tendo o respaldo de Scarpa. Esses passeios eram organizados de forma particular por universidades, instituições culturais, empresas, entre outros.

Agora, o Shopping Pátio Higienópolis estabeleceu uma parceria com Scarpa para criar um roteiro especial chamado Pátio Arq Tour. O projeto visa mostrar o surgimento da arquitetura moderna em Higienópolis, exibindo a qualidade e a história dos edifícios presentes no bairro. Higienópolis foi um dos primeiros bairros de São Paulo a ter saneamento básico e infraestrutura moderna, e foi planejado no século XIX pelos empresários Martinho Bouchard e Victor Nothmann.

O passeio Pátio Arq Tour será realizado mensalmente e apresentará a história de 12 edifícios que representam diferentes movimentos da arquitetura brasileira. O tour é gratuito e limitado a 12 participantes por vez. Para participar, é necessário realizar uma inscrição prévia obrigatória através do app Iguatemi One, disponível para iOS e Android. Os interessados devem se cadastrar, selecionar o Pátio Higienópolis como localização e acumular pontos através de atividades realizadas no shopping. De acordo com os organizadores, resgatar um café já é o suficiente para chegar à categoria Silver e assim obter benefícios como participar do passeio. A opção do Pátio Arq Tour fica disponível apenas alguns dias antes da data prevista para o passeio. As próximas datas agendadas são 14 de outubro e 25 de novembro.

O roteiro do passeio começa na Casa Higienópolis, também conhecida como antigo Palacete Nhonhô Magalhães, que recentemente passou por um processo de restauração. Esse é o primeiro dos dois edifícios do tour que são abertos para visitação interna. A partir dali, o grupo segue a pé para os Edifícios Bahia Mar, projetado pelo arquiteto Francisco Beck, Arabá e Arper, ambos de David Libeskind (mesmo arquiteto do Conjunto Nacional), e para o Edifício Louveira, criado por Vilanova Artigas. Durante o passeio, os participantes utilizam fones de ouvido para ouvir detalhes da explicação dada por Scarpa.

Após visitar o Edifício Louveira, o passeio continua pelos Edifícios Helenita, projetado por Jorge Zalszupin, Pacaembu, do escritório Botti e Rubin, Chopin, de Luciano Korngold, Celina, criado por Jayme Fonseca Rodrigues, Siena Amalfi Ravena, de Guido Gregorini, e por fim, o Bretagne, de Artacho Jurado, onde o público também tem a oportunidade de entrar. Um dos pontos centrais da visita é a cobertura do edifício Bretagne.

Dessa forma, o projeto Pátio Arq Tour proporciona aos participantes uma experiência única de conhecer e apreciar a arquitetura moderna de Higienópolis, mostrando como a verticalização da cidade pode ser celebrada através de suas construções marcantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo