Professor de português do Rio de Janeiro cria músicas infantis antirracistas para elevar autoestima de alunos e se torna referência nacional.

Allan de Souza, um professor de português da rede municipal do Rio de Janeiro, tornou-se um verdadeiro influenciador nas redes sociais através de suas músicas infantis que promovem a autoestima e a educação antirracista. Com sua canção sobre a beleza dos diferentes tipos de cabelo, ele conquistou milhões de visualizações e recebeu inúmeros relatos de pais e mães que afirmam que suas crianças se sentem representadas e mais confiantes depois de ouvirem as composições de Allan.

O professor, também conhecido pelo nome artístico Allan Pevirguladez, compartilhou em suas redes sociais o comentário de uma mãe que se impressionou com o impacto positivo da música em sua filha. Anteriormente envergonhada de seu cabelo crespo, a menina começou a cantar as palavras inspiradoras de Allan e agora se enxerga como uma “pretinha linda”. Esses relatos emocionantes permeiam o perfil do professor nas redes sociais, mostrando como suas músicas estão mudando a perspectiva das crianças sobre si mesmas.

A inspiração de Allan vem de suas próprias experiências na infância. Ele relembra como ouvia comentários depreciativos sobre sua imagem e a de seus colegas negros, muitas vezes relacionados à cor de pele ou ao cabelo. Essas situações o fizeram perceber a necessidade de celebrar a diversidade e promover a autoaceitação desde cedo. Foi assim que ele decidiu utilizar sua paixão pela música e escrita para criar composições que abordam a importância de respeitar o próximo, independentemente da cor da pele, e enaltecem traços negros.

Allan cresceu em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e sempre teve interesse pela música e escrita. Durante a adolescência, começou a compor suas próprias canções, sendo influenciado pelo rap e pelo grupo Racionais MC’s. A falta de referências que representassem sua realidade na escola o motivou ainda mais a explorar a música como forma de expressão. Após ingressar no ensino superior, uma conquista para a primeira geração de sua família, Allan decidiu seguir a carreira de professor para poder fazer a diferença na vida de outras crianças.

Desde 2011, Allan leciona na rede municipal do Rio de Janeiro, e já desenvolveu projetos que unem arte e educação em suas aulas. Um de seus projetos anteriores envolvia figuras importantes do samba e seu papel na construção da identidade brasileira. Agora, como professor de literatura na educação infantil, Allan teve a oportunidade de se aproximar ainda mais das crianças e compor suas músicas antirracistas especialmente para elas.

Allan acredita que a educação antirracista deve ser tão essencial quanto o saneamento básico em uma escola pública. Ele defende que a música tem o poder de penetrar no cérebro das crianças e permanecer ali pelo resto de suas vidas, promovendo a autoestima, a igualdade e o respeito. Sua iniciativa ganhou grande repercussão nas redes sociais e na mídia, chamando a atenção de emissoras de televisão e do Instituto de Vini, que convidou o professor para fazer palestras sobre letramento racial para docentes na rede municipal.

Allan agora planeja expandir seu impacto para além do Rio de Janeiro, visitando escolas de outros estados. Seu projeto Música Popular Brasileira Infantil Antirracista visa levar suas canções para mais crianças e professores, contribuindo para a erradicação do racismo no ambiente escolar. Ele se considera um influenciador e se sente responsável por ser uma referência negra para seus alunos, para que eles saibam que podem ser o que quiserem.

O trabalho de Allan de Souza é um exemplo inspirador de como a música pode ser uma poderosa ferramenta para promover a igualdade e elevar a autoestima das crianças desde os primeiros anos de escola. Sua iniciativa mostra a importância de educadores engajados em fazer a diferença na vida de seus alunos, utilizando seus talentos e experiências pessoais para criar um ambiente educacional mais inclusivo e acolhedor.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo