Fortes chuvas atingem Santa Catarina e Rio Grande do Sul, causando mortes e transtornos em mais de 100 municípios.

As fortes chuvas que atingem o estado de Santa Catarina há mais de uma semana já provocaram duas mortes e causaram problemas em 93 municípios. De acordo com a Defesa Civil catarinense, até o momento, 46 cidades emitiram decretos de situação de emergência. No Rio Grande do Sul, que também tem enfrentado transtornos desde a passagem de um ciclone extratropical no mês passado, foi emitido um alerta de inundação do Rio Uruguai. Vários municípios já estão sendo afetados desde a madrugada deste domingo.

As autoridades de Santa Catarina estão atuando desde o início da semana passada no auxílio à população e no monitoramento da situação. Uma força-tarefa foi montada desde sexta-feira para lidar com a situação. Diante da previsão de mais chuvas, a prefeitura de Blumenau suspendeu a Oktoberfest, uma das festas mais tradicionais do país, por quatro dias. Segundo o governo estadual, a expectativa é que a situação comece a melhorar no início da próxima semana.

No sábado, foi registrada a segunda morte em razão das chuvas em Santa Catarina. Um homem morreu na cidade de Palmeira, vítima dos transtornos causados pelo mau tempo. A primeira morte foi registrada na quarta-feira, quando um homem tentou atravessar uma correnteza em um local conhecido como arrozeira, em Rio do Oeste, e acabou falecendo.

Devido ao alto volume de chuvas, o governador Jorginho Mello determinou o fechamento das barragens de Ituporanga e José Boiteux. A decisão foi tomada para permitir uma maior contenção da água. Além disso, pelo menos dez rodovias em todo o estado foram parcialmente ou totalmente interditadas, devido à queda de barragens e à erosão das pistas.

No Rio Grande do Sul, a Defesa Civil emitiu um alerta para as comunidades dos municípios de Barra do Guarita, Iraí e Porto Mauá, que já estão sendo afetadas por inundação. A previsão é que outras cidades ao longo do Rio Uruguai também sejam afetadas. Os hidrólogos da Sala de Situação do Rio Grande do Sul afirmam que os municípios da região do Médio Uruguai sentirão os efeitos da inundação ao longo da manhã de domingo, enquanto no Baixo Uruguai, os efeitos serão mais intensos no fim de domingo e início de segunda-feira.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul já está em contato com os municípios para que sejam acionados os Planos de Contingência e adotadas as medidas preventivas adequadas a cada comunidade. Segundo informações da MetSul, na quarta-feira, foram registrados volumes de chuva acima de 100 mm em algumas cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com acumulados entre 150 mm e 200 mm. Esses números representam a média de precipitação de todo o mês de outubro, o que mostra a intensidade do mau tempo nas regiões afetadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo