Advogada se torna influenciadora digital e fatura mais de R$ 1 milhão por mês com vendas de moda e cosméticos

O marketing de afiliados é uma estratégia cada vez mais popular no Brasil, impulsionada pelo avanço da internet e o aumento do uso de smartphones. Esse modelo de negócio consiste na parceria entre influenciadores digitais e varejistas, em que os influenciadores promovem produtos ou serviços em suas redes sociais e recebem uma comissão sobre as vendas realizadas.

Um exemplo desse sucesso é a advogada Fernanda Bittencourt, de 33 anos, que abandonou a profissão para se dedicar ao garimpo remunerado de itens de moda, cosméticos e artigos para casa. Ela conta que começou a influenciar seus seguidores com dicas de compras durante a pandemia, e logo percebeu sua influência sobre as vendas dos produtos. Hoje, Fernanda possui 349 mil seguidores nas redes sociais Instagram, TikTok e WhatsApp, e já vendeu mais de R$ 1 milhão para marcas parceiras em um mês através dos programas de afiliados.

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Esse movimento de parcerias entre influenciadores e varejistas tem se tornado cada vez mais comum no país. Isso se deve ao fato de que o custo de aquisição de novos clientes para o e-commerce tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. O presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Eduardo Terra, explica que o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) pode chegar a representar de 15% a 20% do faturamento das empresas. Diante desse cenário, as varejistas têm buscado alternativas mais eficientes e econômicas para conquistar consumidores.

O marketing de afiliados se encaixa perfeitamente nessa estratégia, visto que as comissões pagas aos influenciadores são inferiores aos gastos com mídias tradicionais. Além disso, esse modelo de negócio tem se mostrado muito eficaz, pois os influenciadores possuem um poder de persuasão e influência sobre seus seguidores, que confiam em suas opiniões e recomendações.

De acordo com a plataforma Glassdoor, a renda média de um profissional que atua somente com marketing de afiliados no Brasil é de R$ 8.731 por mês. No entanto, esse valor pode variar bastante, indo de R$ 195 a R$ 17.267 mensais.

Grandes varejistas, como o Magazine Luiza e a Renner, já possuem programas de marketing de afiliados em funcionamento. O Magazine Luiza conta com mais de 280 mil pessoas que vendem anualmente na plataforma e recebem comissões de 2% a 12% sobre os negócios fechados. Já a Renner lançou seu programa de afiliados em 2020, com o objetivo de se conectar de maneira próxima e autêntica com seus clientes.

O marketing de afiliados é uma tendência que veio para ficar no Brasil, e seu crescimento tem sido impulsionado pelas mudanças nos hábitos de consumo e pela necessidade das empresas em encontrar novas maneiras de conquistar e fidelizar clientes. Os influenciadores digitais têm se tornado verdadeiros empreendedores, lucrando com suas recomendações e impactando diretamente as vendas das marcas.

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