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Plano Estadual de Energia de São Paulo busca reduzir emissões de CO2 em 49,1% até 2050, revela discussão em encontro

No último dia 5 de outubro, ocorreu o quarto encontro do Plano Estadual de Energia (PEE), lançado em maio deste ano. O evento reuniu representantes da sociedade civil, acadêmicos, associações setoriais e profissionais do mercado para debaterem os pontos-chave do plano. O objetivo principal desses encontros é discutir o cenário atual da energia no estado de São Paulo e traçar um roteiro para atingir a redução de 49,1% nas emissões de dióxido de carbono equivalente (Mtco2e).

Durante o evento, a subsecretária de Energia e Mineração, Marisa Barros, afirmou que o próximo passo será a consulta pública do plano. Seguindo o cronograma, estima-se que a implementação das medidas ocorra no primeiro semestre de 2024. Marisa ressaltou a importância do diálogo contínuo e do engajamento de todos os agentes econômicos e entidades representativas do setor para contribuírem efetivamente na construção do documento final.

Um dos destaques do encontro foi a análise das ações relacionadas ao setor de transportes, responsável por cerca de 44,67% das emissões absolutas de Mt CO2 em São Paulo, de acordo com estimativas de 2021. O plano de mitigação prevê um aumento de 94% na produção de energia até 2050, reduzindo a dependência de importação de energia de 58% para 45%. Além disso, haverá uma diversificação do mix energético, com maior participação de fontes como a biomassa (de 8% para 21%), fotovoltaica (de 1% para 5%) e eólica (de 0% para 1%).

Para o transporte rodoviário, estima-se um aumento significativo no uso de eletricidade, passando de 0,02 TWh (bilhão de Kilowatts) estimados em 2022 para 33,67 TWh em 2050. No setor ferroviário, a expectativa é que o uso de energia elétrica também cresça consideravelmente, de 0,08 TWh para 1,48 TWh.

Outro ponto importante diz respeito à redução de combustíveis fósseis no setor de transportes. Espera-se uma redução de 41% na parcela de diesel de petróleo no mix de combustíveis até 2050, além da eletrificação da frota de ônibus urbano e a diminuição de 99% do uso de gasolina C nos transportes leves.

Para a transição da frota de caminhões, ônibus e locomotivas de carga, prevê-se a demanda de biometano atingindo 1,5 bilhões m³. Além disso, o hidrogênio deve ser inserido de forma complementar no transporte rodoviário como uma alternativa sustentável.

A realização do encontro do Plano Estadual de Energia é um importante passo para a elaboração de um documento que busca reduzir drasticamente as emissões de carbono e promover a sustentabilidade energética em São Paulo. A consulta pública será uma oportunidade para que todos os interessados contribuam e participem ativamente do processo de construção desse plano. A implementação das medidas previstas tem como objetivo tornar o estado de São Paulo referência em energia sustentável e contribuir para a mitigação dos impactos ambientais.

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