Ministério de Minas e Energia cria sala de situação para monitorar abastecimento de combustíveis na região Norte em meio à seca

O Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou a criação de uma sala de situação para monitorar o abastecimento de combustíveis líquidos e Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) na região Norte do Brasil, que está enfrentando uma grave seca. O objetivo do comitê é garantir a segurança energética para a população local e gerenciar as ações relacionadas ao abastecimento de combustíveis, especialmente óleo diesel e GLP.

A primeira reunião do colegiado foi realizada na última sexta-feira, dia 6. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou que o combustível estocado na região tem previsão de durar 30 dias, suprindo os Estados do Acre e Rondônia. Durante a reunião da Sala de Situação, foram discutidos diversos cenários e soluções para garantir que a região tenha os estoques necessários para atravessar a estiagem, principalmente nos Estados de Rondônia e Amazônia.

O Ministério afirmou que a necessidade de antecipar os efeitos da seca sobre o abastecimento foi identificada pelo ministro Silveira durante uma viagem realizada na última quarta-feira, dia 4, quando esteve na capital do Amazonas junto com uma comitiva liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. No mesmo dia, o governo decidiu acionar duas termelétricas movidas a diesel para garantir o fornecimento de energia elétrica em Rondônia e no Acre.

Para informar sobre a situação e solicitar providências em relação ao fornecimento de combustíveis, o MME enviou ofícios para diversos órgãos e ministérios, como os Ministérios de Portos e Aeroportos, dos Transportes, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o Ibama, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Ministério do Desenvolvimento Regional, a Marinha do Brasil, a ANP e a ANA.

Além do MME, a Sala de Situação é composta por diversos órgãos e entidades como a ANP, a EPE, a Petrobras, a Transpetro, o IBP, e associações como a Brasilcom, a Abicom, o Sindigás, a AmazonGás e a Fogás.

Com a criação desse comitê, o governo busca uma gestão mais eficiente das medidas relacionadas ao abastecimento de combustíveis na região Norte, garantindo a segurança e o bem-estar da população durante a estiagem que assola a área.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo