Repórter São Paulo – SP – Brasil

Evento “Para{Elas}” na Fatec Registro incentiva ingresso de mulheres na área de tecnologia da informação

No intuito de promover a inclusão e incentivar o ingresso de mulheres na área de tecnologia da informação, professores se dedicam em organizar eventos com palestras, oficinas, encontros e minicursos nas instituições de ensino. Um exemplo desse esforço é a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Registro, que criou o evento “Para{Elas}” para mostrar às meninas e mulheres do Vale do Ribeira que a área de tecnologia é perfeitamente acessível a elas.

O evento, que teve sua segunda edição em agosto, tem sido um sucesso. Neste ano, 50 jovens mulheres compareceram ao teatro da cidade para ouvir depoimentos inspiradores e participar das atividades propostas. A organização do evento fica por conta das próprias alunas, que se encarregam de preparar os espaços, os materiais audiovisuais e demais detalhes.

O professor Fred Barbosa, coordenador do curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma (DSM) da Fatec Registro, destaca a importância de combater a noção de que a área de tecnologia é majoritariamente masculina. Segundo ele, apesar de serem em menor número, as estudantes da Fatec apresentam os melhores resultados, o que foi evidenciado durante o evento com a exposição de projetos e intercâmbios realizados por elas. Para Barbosa, é fundamental trazer mulheres bem-sucedidas no ramo da tecnologia para palestrar e compartilhar suas experiências.

Com o crescimento do número de interessadas, a Fatec Registro já planeja uma edição do evento em 2024 e está buscando um espaço maior para comportar todas as participantes. A data já está marcada, dia 25 de agosto, e o professor Barbosa afirma que o “Para{Elas}” já faz parte do calendário oficial da instituição.

Além dos eventos internos das instituições de ensino, também existem iniciativas que visam levar o incentivo de escola em escola. É o caso do trabalho da professora Grace Anne Pontes Borges, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Fatec São Paulo, que percorre escolas públicas e particulares, do ensino fundamental ao médio, para apresentar às alunas a possibilidade de uma carreira na área de tecnologia. O projeto, chamado de “Fatech Girls”, começou em 2017 e conta com a colaboração de ex-alunas engajadas na causa.

Nas visitas e palestras nas escolas, quando possível, são utilizados recursos tecnológicos como computadores para envolver as meninas com aulas de programação e jogos lógicos. No entanto, mesmo em escolas com infraestrutura limitada, as palestras e minicursos se mostram eficazes para despertar o interesse das meninas por uma área que muitas vezes não consideram como opção de carreira.

Um exemplo recente do engajamento das alunas na área de tecnologia foi a participação na maratona de programação InterFatecs, onde as estudantes foram levadas para disputar a final, que ocorreu na Fatec Praia Grande, na Baixada Santista. A turma de 160 estudantes de Fatecs teve a oportunidade de se envolver em uma competição estimulante e desafiadora.

Esses eventos e iniciativas têm como objetivo romper com estereótipos e abrir portas para que mais mulheres possam atuar e se destacar na área de tecnologia da informação. Com o apoio de professores, instituições de ensino e profissionais bem-sucedidas, espera-se que cada vez mais mulheres se sintam encorajadas a ingressar nesse campo e contribuir para o avanço tecnológico da sociedade.

Sair da versão mobile