Campanha de Multivacinação mobiliza mais de 12 mil pessoas em Diadema e promove saúde da mulher

No último sábado (7/10), cerca de 12.651 pessoas compareceram às unidades básicas de saúde (UBSs) de Diadema para participar de ações de vacinação e saúde da mulher. Dentre elas, 4.548 pessoas foram atualizar suas carteirinhas de vacinação durante o Dia D de Mobilização para a Campanha de Multivacinação. As informações foram divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Diadema, e a sistematização completa dos dados será realizada ao longo da próxima semana.

Nove UBSs, incluindo Canhema, Centro, Eldorado, Inamar, Maria Tereza, Nova Conquista, Paineiras, Paulina e Reid, contaram com a ajuda de voluntários do Rotary Club na divulgação e mobilização do Dia D. Personagens infantis e decoração especial estavam presentes para tornar o evento mais atrativo.

Erika Ferreira Rodrigues foi uma das pessoas que atendeu ao chamado do Dia D e compareceu à UBS Reid para se vacinar contra a covid-19 e a influenza, além de atualizar as vacinas dos seus filhos Ingrid, de três anos, e Alisson, de 14 anos. Segundo Rodrigues, é extremamente importante manter a vacinação em dia, e o sábado é uma ótima oportunidade para quem trabalha durante a semana e não pode ir à UBS.

A campanha de multivacinação em Diadema irá continuar até o dia 31 de outubro, nas UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. O objetivo da campanha é reverter a queda nas coberturas vacinais dos últimos anos e reduzir os riscos de reintrodução e disseminação de doenças imunopreveníveis. Dentre as vacinas disponibilizadas estão BCG, DTP, dTpa, febre amarela, hepatite A e B, HPV quadrivalente, meningocócica ACWY, C conjungada, pentavalente rotavírus, pneumocócica 10V, tetra viral, tríplice viral, varicela, VIP e VOPb.

Além da campanha de multivacinação, as unidades de saúde também aproveitaram o final de semana para oferecer ações de cuidado à saúde da mulher, com orientações e coleta de Papanicolau. Além disso, 6.720 beneficiários do Programa Bolsa Família também foram atendidos. As ações são realizadas em apoio ao mês de conscientização do câncer de mama, o Outubro Rosa.

A prefeitura de Diadema disponibilizou mais informações sobre a programação do Outubro Rosa em seu site oficial e nas UBSs de referência. A mamografia de rotina pode ser solicitada pela UBS de referência ou pela equipe de mastologia do serviço especializado. O agendamento do exame é realizado em menos de um mês para casos prioritários e em até três meses para pacientes de rastreio. Não há fila de espera para a especialidade de mastologia no Quarteirão da Saúde.

A campanha de multivacinação e as ações de saúde da mulher do dia D em Diadema são essenciais para garantir a proteção da população e promover a prevenção de doenças. O apoio do Rotary Club e a adesão de milhares de pessoas demonstram o comprometimento da cidade com a saúde e o bem-estar de seus moradores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo