Tomam posse os conselheiros dos órgãos de defesa da pessoa idosa e com deficiência de Diadema em cerimônia democrática

Na tarde desta quinta-feira (05), na sede da Recad, tomaram posse os 64 conselheiros, dentre titulares e suplentes, do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CPMI) e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPEDE). O evento marcou o encerramento do mandato das duas presidentes, Sandra Gasparetto, do CMPI, e Maria Lopes, do COMPEDE, que fizeram uma breve prestação de contas às comunidades antes de dar posse aos novos integrantes dos conselhos.

Sandra Gasparetto, que ficou à frente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa nos últimos dois anos, destacou algumas ações realizadas durante seu mandato. Graças a uma doação da empresa ArcelorMittal para o Fundo Municipal do Idoso, foi possível construir o Plano Municipal da Pessoa Idosa e reativar o próprio Fundo, possibilitando a captação de mais recursos. Além disso, foi realizada a campanha “O Respeito Não Envelhece”, com cartazes e uma cartilha com os direitos dos idosos, além de uma sensibilização em diversos serviços da cidade para os cuidados com a população idosa. Também foi promovido um chamamento público para a formação de cuidadores de idosos e a construção do site do conselho. No dia 26/10, será realizada uma grande atividade para celebrar o encerramento do Mês da Pessoa Idosa no Teatro Clara Nunes.

Maria Lopes, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, ressaltou que ainda há muito a ser feito por esse conselho, que é recente na cidade. No entanto, já foi possível articular pleitos em várias secretarias municipais, como a Educação, onde foi conquistado transporte com monitores para que os alunos com deficiência pudessem chegar às instituições que frequentam. Também foram realizadas pré-conferências nos serviços, dando voz às pessoas com deficiência para manifestar seus desejos e preocupações, em preparação para a Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência que ocorrerá no dia 24/10, no Centro Cultural Okinawa.

Uma das novas representantes do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Dona Altiva, já reconhece a importância de seu papel. Mesmo na idade avançada, ela se compromete a lutar por uma vida mais digna para aqueles que já contribuíram muito para a sociedade.

A posse dos novos conselheiros é um passo importante para a continuidade do trabalho em prol da pessoa idosa e da pessoa com deficiência em Diadema. Esses conselhos têm como objetivo promover políticas públicas e ações que garantam direitos e melhorem a qualidade de vida desses segmentos da população. Com a diversidade de representantes dos setores público e sociedade civil, espera-se que haja uma atuação efetiva na busca de soluções e na defesa dos interesses das pessoas idosas e das pessoas com deficiência na cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo