Repórter São Paulo – SP – Brasil

Governo de São Paulo anuncia Provão Paulista Seriado, com 15.369 vagas para ingresso nas universidades estaduais em 2024

O Governo de São Paulo lançou neste ano o Provão Paulista Seriado, uma avaliação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) que oferece uma oportunidade adicional para os alunos da rede pública ingressarem nas instituições de ensino superior do estado em 2024. Ao todo, serão oferecidas 15.369 vagas.

A realização do Provão Paulista foi organizada pela Educação de SP, que divulgou as principais informações sobre a aplicação da prova, que acontecerá entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro.

Podem participar do Provão Paulista os alunos matriculados nas três séries do Ensino Médio regular, tanto nas redes públicas do Estado de São Paulo quanto em todo o país. No caso dos estudantes das escolas estaduais paulistas, que somam 1,1 milhão, a inscrição é automática, bastando comparecer à escola no dia da aplicação.

Atualmente, a rede estadual de SP conta com 435,3 mil alunos matriculados na 1ª série, 395,9 mil na 2ª série e 356,2 mil na 3ª série.

As 15.369 vagas estão distribuídas entre cinco instituições: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e Faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatecs). Do total de vagas, 1.500 são destinadas à USP, 934 para a Unesp, 325 para a Unicamp, 2.620 para a Univesp e 10.000 para as Fatecs.

Entre os cursos mais concorridos estão engenharia, direito, medicina e psicologia, com 558, 89, 67 e 33 vagas, respectivamente.

A partir do dia 1º de novembro, os alunos da rede pública estadual e de outras instituições inscritos terão acesso a uma página para escolher o curso e a unidade de interesse.

Os estudantes das escolas técnicas estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza também estão inscritos automaticamente e realizarão as provas em suas próprias escolas.

Já os estudantes de outras redes públicas de São Paulo deverão conferir as regras de participação na Resolução 43, publicada no Diário Oficial do Estado em setembro.

As provas serão realizadas em datas e horários distintos de acordo com a série do aluno. Aqueles que estão na 3ª série farão as provas nos dias 28 e 29 de novembro pela manhã, sendo aplicados exames de linguagens e ciências da natureza no primeiro dia, e matemática e ciências humanas no segundo dia, juntamente com a prova de redação. As provas para os alunos da 2ª série ocorrerão nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro pela manhã, seguindo a mesma ordem de áreas de conhecimento. Já os alunos da 1ª série farão as provas nos mesmos dias, mas no período da tarde, iniciando com linguagens e ciências da natureza e finalizando com matemática e ciências humanas.

Os resultados das provas serão cumulativos, ou seja, serão levados em conta nos anos seguintes. Para os alunos da 1ª série em 2023, eles também farão as provas em 2024 e 2025, e todos os resultados contarão para a aprovação nas universidades do estado.

Alunos de outros estados que desejam participar das provas podem se inscrever até sexta-feira, dia 6, pelo site oficial do Provão Paulista Seriado.

Os locais das provas para esses alunos serão divulgados em breve pela Secretaria da Educação do Estado.

É importante ressaltar que todos os estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio que têm interesse em concorrer a uma vaga por meio do Provão Paulista deverão obrigatoriamente participar da avaliação, pois os resultados serão considerados nos anos de 2024 e 2025. Aqueles que não realizarem a prova serão excluídos do processo do Provão Paulista Seriado.

Embora facilite o ingresso nas universidades paulistas, o Provão Paulista não exclui a possibilidade dos estudantes também participarem de outros processos seletivos, como a Fuvest e o vestibular das Fatecs.

Sair da versão mobile