Repórter São Paulo – SP – Brasil

Economista Nobel discute estratégias para combater pobreza e desigualdades globais durante conferência na Costa Rica.

O economista norte-americano Michael Kremer, um dos ganhadores do Nobel de Economia em 2019, participou recentemente da Conferência de Ministros da Agricultura das Américas, realizada em San José, na Costa Rica. Durante o evento, Kremer compartilhou suas ideias sobre estratégias para combater a pobreza e as desigualdades globais.

Uma das principais conclusões do economista é a importância de dividir grandes problemas em pequenas porções, criando incentivos certos ao invés de simplesmente alocar mais recursos. Ele destaca que existem diversas áreas onde há lacunas entre incentivos comerciais e necessidades sociais, como no caso das mudanças climáticas, meio ambiente e adaptação de pequenos produtores.

Kremer ressalta a importância de usar linguagem simples e acessível para garantir a compreensão das informações por parte da população de menor renda. Ele defende que é necessário entender as verdadeiras causas da pobreza e não generalizar a população de baixa renda.

Um exemplo de sucesso mencionado por Kremer é o uso de tecnologia para melhorar a educação. Ele destaca a importância de softwares de avaliação pessoal de desempenho, que ajudam os alunos a alcançarem o aprendizado previsto. Esses softwares fazem perguntas aos alunos e, dependendo das respostas, adaptam as próximas perguntas de acordo com o nível de conhecimento do aluno.

Na área da saúde, Kremer destaca a importância de criar incentivos para que empresas farmacêuticas priorizem questões sanitárias relevantes, mesmo que não sejam as mais rentáveis. Ele menciona o exemplo do desenvolvimento de uma vacina contra o pneumococo, que foi financiado por um grupo de doadores e resultou em vacinas acessíveis a países de média e baixa renda, salvando milhares de vidas.

Em relação à agricultura, Kremer destaca a necessidade de criar incentivos para que as empresas trabalhem com os problemas dos pequenos produtores, especialmente em relação às mudanças climáticas e adaptação. Ele destaca que o Brasil é uma referência nessas áreas e que sua equipe tem trabalhado com os ministérios brasileiros para melhorar o sistema de monitoramento do tempo e a comunicação digital com os agricultores.

No geral, as ideias de Kremer são pautadas na necessidade de encontrar soluções eficazes para problemas globais, usando estratégias simples, acessíveis e com incentivos adequados. Ele destaca a importância de trabalhar em parceria com governos e outros atores para alcançar resultados significativos.

Sair da versão mobile