Ações do Grupo Reflexivo de Homens completam um ano em Diadema: educação e conscientização na luta contra a violência doméstica

No começo de outubro, a Prefeitura de Diadema comemora o primeiro ano das ações do Grupo Reflexivo de Homens (GRHOM), uma iniciativa baseada na Lei Maria da Penha e no Conselho Nacional de Justiça que visa a reeducação de homens condenados por violência doméstica e familiar.

Durante este primeiro ano, o GRHOM realizou um total de 56 acompanhamentos, sendo 23 homens voluntários e 33 homens encaminhados pelo Fórum. Além disso, o grupo também promoveu trabalho socioeducativo com aproximadamente 30 jovens internos da Fundação Casa e outros 21 detentos do Centro de Detenção Provisória de Diadema.

A coordenação do GRHOM-DIAMAR, como é chamado, é feita pelo Serviço de Mediação de Conflitos da Secretaria de Segurança Cidadã de Diadema, em cooperação com a Secretaria de Esporte e Lazer, a Secretaria de Educação, a Secretaria de Saúde e outros órgãos como a GCM, a Casa Beth Lobo, a Delegacia de Defesa da Mulher e o Ministério Público.

O prefeito José de Filippi Junior enfatiza a importância da implementação do GRHOM e destaca que a criação da Patrulha Maria da Penha da GCM de Diadema foi um dos primeiros decretos assinados por ele.

O objetivo do trabalho do GRHOM-DIAMAR é promover espaços de acolhimento, escuta, reflexão, ressignificação e transformação de homens que cometeram violência doméstica e familiar contra mulheres. A atuação acontece com metodologias de mediação de conflitos sob a perspectiva da justiça restaurativa, buscando romper raízes do ciclo da violência e ressignificar as masculinidades.

A Lei Municipal nº 4.279/2022, de 4 de julho, instituiu a obrigatoriedade de participação do homem autor de violência doméstica e/ou familiar em grupos de educação, reflexão e responsabilização sobre violência contra a mulher em Diadema.

O Projeto DIAMAR de Diadema foi elaborado em consonância com os preceitos do Conselho Nacional de Justiça e se baseia no bem-sucedido Projeto “E Agora, José?” de Santo André. A reeducação proposta pelo DIAMAR é uma pena alternativa à privação de liberdade, com a condição de participação em reuniões do GRHOM.

O GRHOM convida todos que tiverem interesse a saber mais e também os homens que desejarem participar a entrarem em contato com a equipe. O foco é construir uma política de cuidado para os homens, rompendo com as dinâmicas violentas da sociedade e da lógica da justiça retributiva. O GRHOM está localizado na avenida Ulisses Guimarães, 3399, Vila Nogueira, e pode ser contatado pelos telefones 4044-0255 e 4044-0244, ou pelo email [email protected].

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo