Falha elétrica na linha 9-esmeralda de trens em SP completa 24 horas sem prazo para solução, empresa cita sabotagem.

A falha no sistema elétrico da linha 9-esmeralda de trens, em São Paulo, operada pela ViaMobilidade, completou 24 horas nesta quarta-feira (4) e ainda não há previsão para resolução do problema. A circulação dos trens está sendo feita por via única entre as estações Vila Olímpia e Cidade Universitária, enquanto o sistema Paese disponibiliza 70 ônibus para atender os passageiros entre as estações Vila Olímpia e Pinheiros.

Desde cedo, as estações da linha 9-esmeralda estão lotadas em decorrência da falha elétrica que ocorreu na terça-feira (3). O tempo de espera dos passageiros chegou a 30 minutos.

Segundo a ViaMobilidade, a falha elétrica teve início por volta das 14h de terça-feira durante a greve conjunta do Metrô, CPTM e Sabesp. A concessionária informou que estão sendo realizados trabalhos de manutenção por cerca de 40 colaboradores, em cinco frentes de trabalho, para solucionar o problema o mais rápido possível.

Enquanto isso, a circulação de trens está ocorrendo apenas entre as estações Vila Olímpia e Cidade Universitária, sendo que a operação Paese disponibiliza ônibus para atender o trecho entre Vila Olímpia e Pinheiros. Os passageiros estão sendo orientados por avisos sonoros e pelos agentes de atendimento e segurança.

Funcionários da ViaMobilidade registraram um boletim de ocorrência informando que foram encontrados objetos estranhos no trecho onde ocorreu a falha elétrica. De acordo com o registro, um trem arrancou toda a rede aérea de energia elétrica na estação Vila Olímpia, danificando toda a rede até a estação USP. Além disso, consoles que sustentam os cabos foram encontrados soltos entre as estações Vila Olímpia, Cidade Jardim, Hebraica Rebouças, Pinheiros e Cidade Universitária. Também foram encontradas pedras grandes e gradis abertos em um trecho da marginal Pinheiros. Na lateral da via, um objeto composto por um tubo metálico e um cabo de aço, que não pertencem ao sistema, foram encontrados entre as estações Pinheiros e Cidade Jardim.

É importante ressaltar que, desde que a ViaMobilidade passou a operar as linhas 8-diamante e 9-esmeralda, em janeiro de 2022, foram registradas 166 falhas nos dois ramais, o que corresponde a uma média de uma falha a cada três dias. Em contrapartida, em 2019, quando a administração era da CPTM, foram registradas 121 ocorrências ao longo do ano. Os problemas enfrentados atualmente são relacionados a equipamentos, trens, trilhos, sistema de alimentação elétrica, rede aérea e sinalização.

No dia 14 de agosto deste ano, a ViaMobilidade assinou um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público de São Paulo, comprometendo-se a pagar uma indenização de R$ 150 milhões para investimentos e reparação de danos diversos.

A Polícia Civil está investigando as possibilidades de vandalismo ou sabotagem na linha 9-esmeralda. De acordo com o delegado Pablo Baccin, a polícia está empenhada em esclarecer os fatos o mais rápido possível. A ViaMobilidade informou que não pode afirmar que houve vandalismo ou sabotagem e aguarda os resultados da investigação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo