Comissão de Esporte realizará audiência pública para discutir criação de liga independente para gerir campeonatos de futebol no Brasil.

A Comissão de Esporte (CEsp) realizará uma audiência pública para discutir a criação de uma liga para gerir os principais campeonatos de futebol no Brasil. O requerimento para o debate foi aprovado pelo presidente da comissão, o senador Romário (PL-RJ), que argumentou que, dos 10 campeonatos nacionais mais rentáveis e relevantes no mundo, apenas o brasileiro não é organizado por uma liga independente de clubes. Ele ressaltou que essa falta de autonomia tem prejudicado os clubes, que não conseguem se organizar, comercializar os jogos de forma conjunta e realizar reformas modernizantes e estruturais no mercado do futebol brasileiro.

Para a audiência pública, serão convidados o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim; o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt; o presidente do Internacional (RS), Alessandro Barcellos; e o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani. Além disso, também serão chamados representantes da Liga do Futebol Brasileiro (Libra), da XP Investimentos e do fundo Mubadala.

A expectativa é que a criação de uma liga para organizar o Campeonato Brasileiro possibilite a duplicação do valor de venda dos direitos de transmissão. Segundo Romário, a valorização seria ainda maior no médio prazo. No entanto, o senador ressaltou que, até o momento, os principais clubes ainda não chegaram a um consenso e estão criando ligas separadas, o que representa uma ameaça à formação de uma liga efetiva. Ele acredita que a Comissão de Esporte pode contribuir para que essas divergências sejam superadas e uma liga unida possa sair do papel.

Além da audiência sobre a criação da liga, Romário também propõe a realização de outras audiências públicas para debater o fortalecimento do futebol feminino no Brasil e o Plano Nacional do Esporte (PNEsporte), que está em análise na CCJ do Senado. Também está prevista uma audiência para discutir a estrutura brasileira de controle ao doping no esporte.

As datas das audiências ainda serão definidas pelo senador Romário. A iniciativa visa fomentar o debate e buscar soluções para questões importantes relacionadas ao futebol nacional, como a falta de uma liga independente, o fortalecimento do futebol feminino e a melhoria da estrutura de combate ao doping.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo