Chuva intensa atinge o Estado de São Paulo, com acumulados de até 50mm na capital, e Defesa Civil em alerta

O Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado de São Paulo (CGE) está atento à chegada de uma frente ao estado nesta quinta-feira (5). O fenômeno trará chuva ao longo de todo o dia, com momentos de maior intensidade, principalmente nas regiões leste e sul do estado, o que inclui a capital e a Região Metropolitana de São Paulo. Na cidade de São Paulo, os acumulados poderão atingir até 50mm.

Além disso, as regiões do Vale do Ribeira, Litoral Paulista, Vale do Paraíba, Região de Itapeva, Sorocaba e Campinas também deverão ser atingidas pelas chuvas com média a forte intensidade. Já nas regiões central, norte e oeste do estado, a previsão é de chuvas com menor intensidade.

É importante ressaltar que também são esperadas rajadas de ventos nas áreas da Capital, Grande São Paulo, Região de Sorocaba e Vale do Ribeira, com velocidade de até 60 km/h. Em Campinas, os ventos chegarão a 50 km/h. Esse cenário deve se manter durante todo o final de semana. No Litoral Paulista, os ventos ficarão mais fortes na segunda-feira (9), com velocidade de até 60 km/h.

No que diz respeito ao tempo para o fim de semana, a previsão indica que na sexta-feira (06) o tempo ficará mais estável, sem acumulados expressivos e nem chances de chuva constante durante o dia. As chuvas serão isoladas apenas no período da tarde em todo o estado. Já no sábado (07), pela manhã, o tempo ficará mais estável e com momentos de sol. Porém, com a chegada da noite, outra frente fria avançará sobre o estado, possibilitando pancadas de chuva mais fortes, especialmente na região leste e no litoral paulista. No Vale do Ribeira, as chuvas serão mais severas.

No domingo (8), a previsão é de um dia chuvoso em todo o estado de São Paulo. Haverá bastante instabilidade, resultando em intervalos de pancadas de chuva forte durante a manhã, principalmente nas regiões leste, sul e litoral paulista. Durante todo o fim de semana, as temperaturas serão mais altas e há a possibilidade de queda de raio e granizo durante as pancadas de chuva.

Diante desse cenário, a Defesa Civil do estado estará de prontidão, monitorando em tempo real a evolução da chuva e emitindo alertas à população através do SMS 40199. É recomendado que a população cadastre-se enviando uma mensagem de texto para o número 40199, digitando o CEP da localidade de interesse.

Além disso, é importante que as Defesas Civis Municipais permaneçam atentas e reforcem a divulgação de informações para a população, visando a adoção de medidas de autoproteção.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo