Governo de SP determina ponto facultativo em serviços públicos da capital em meio à greve do Metrô, CPTM e Sabesp

O Governo do Estado de São Paulo determinou um ponto facultativo em todos os serviços públicos estaduais da capital nesta terça-feira (3), com o objetivo de minimizar os prejuízos à população devido à greve dos funcionários do Metrô, da CPTM e da Sabesp. A decisão foi tomada para garantir a remarcação de consultas, exames e demais serviços que estavam agendados para a data da paralisação.

No entanto, na manhã de hoje, dois oficiais de justiça estiveram presentes no Centro de Controle Operacional (CCO) do Metrô e da CPTM e constataram que a decisão emitida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) não vem sendo acatada. O TRT havia deliberado contrariamente à greve das três categorias e determinado a manutenção dos serviços de transporte em 100% nos horários de pico e 80% nos demais períodos, além de 85% do contingente referente a serviços essenciais da Sabesp.

Diante do descumprimento, o Metrô e a CPTM adotarão as medidas legais cabíveis para cumprir com as penalidades estabelecidas pelo judiciário. A Justiça também se manifestou contrariamente à liberação de catracas devido ao alto risco de tumultos e acidentes graves nas estações.

Apesar da greve, as linhas de transporte metropolitano já concedidas, como a linha 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, e as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, estão operando normalmente. No entanto, outras linhas do metrô e da CPTM estão fechadas ou operando parcialmente. Os ônibus municipais e intermunicipais continuam circulando normalmente, e foi organizado um esquema especial para manter a frota total durante todo o dia.

Em relação aos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, a Sabesp informou que todos os sistemas seguem operando regularmente. Além disso, os serviços de segurança pública, restaurantes e postos móveis do Bom Prato não serão afetados pela greve.

Aqueles que tinham consultas marcadas em Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) da capital e em outras unidades de saúde estaduais, assim como nos postos do Poupatempo, terão seus agendamentos garantidos. As aulas e provas da rede estadual de ensino também serão repostas e reagendadas.

A população pode acompanhar a atualização dos serviços públicos e os impactos da greve dos funcionários do Metrô, CPTM e Sabesp através das redes sociais oficiais do Governo de São Paulo (@governosp). Novos boletins serão divulgados periodicamente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo