Banco de Leite Humano do IFF/Fiocruz completa 80 anos de dedicação à saúde materno-infantil e destaca importância da doação

O Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz) celebra hoje seus 80 anos de existência e dedicação à saúde materno-infantil. Inaugurado na década de 1940, o BLH deu origem a apenas cinco bancos de leite humano até os anos 1980. A partir desse período, a rede se expandiu significativamente e atualmente conta com 229 bancos de leite e 234 postos de coleta em todo o país.

De acordo com a coordenadora do BLH do IFF/Fiocruz, Danielle Aparecida da Silva, o estado de São Paulo possui o maior número de bancos de leite, com 58 unidades, e também conta com 50 postos de coleta. Já o Distrito Federal se destaca como a única unidade federativa autossuficiente em leite humano. Em todas as unidades hospitalares do DF, não são mais utilizadas fórmulas, pois o volume de leite humano doado é suficiente para alimentar os recém-nascidos prematuros.

No ano passado, os bancos de leite de Brasília coletaram 15.171 litros de leite, que foram utilizados para alimentar 14.577 recém-nascidos prematuros internados nas unidades neonatais de terapia intensiva. Esse leite foi doado por 5.578 mães. Em âmbito nacional, foram coletados 234 mil litros de leite no mesmo período, doados por 196.757 mulheres e direcionados para 222.750 crianças. Desde o ano 2000 até agora, já foram doados um total de 3.432.709 litros de leite humano, beneficiando 3.504.381 prematuros. Esses números refletem o importante trabalho realizado pelos bancos de leite e a generosidade das doadoras.

A doação de leite humano é de extrema importância, pois esse alimento é de fácil digestão e contém os nutrientes necessários para o desenvolvimento adequado dos bebês prematuros. Além disso, o leite materno possui propriedades imunológicas que ajudam a proteger os recém-nascidos de infecções e doenças. A enfermeira Maíra Domingos, que já foi doadora de leite e incentivou outras mulheres a fazer o mesmo, ressalta o significado dessa ação: “Doar leite é doar cuidado, esperança, em cada gota de leite, para todos aqueles bebês que estão na UTI neonatal e suas famílias, que estão vivendo momentos difíceis”.

As celebrações pelo aniversário de 80 anos do Banco de Leite Humano serão realizadas no Salão Nobre do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante o evento, serão apresentados os planos da instituição para os próximos anos, bem como serão discutidos temas como aleitamento materno e o protagonismo da mulher nessa ação. Também serão apresentados projetos que visam ampliar o apoio às famílias de pessoas com deficiência e incluir postos de coleta de leite humano na atenção básica à saúde.

A celebração pelos 80 anos do Banco de Leite Humano continuará até 2024, com eventos regionais e um congresso nacional sobre o tema. O objetivo é destacar as quatro décadas de inovação, solidariedade e construção da excelência em bancos de leite humano. Durante esse período, a logomarca escolhida através de um concurso será utilizada nas atividades festivas.

É notável o avanço e a relevância do trabalho realizado pelos bancos de leite humano ao longo dos anos. Essas instituições desempenham um papel fundamental na promoção da saúde materno-infantil e na garantia do direito à alimentação adequada para os recém-nascidos prematuros. A doação de leite materno é uma atitude nobre e solidária que contribui para salvar vidas e oferecer um futuro saudável às crianças.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo