Setembro em São Paulo: mês mais quente desde 1943 e inverno mais quente em 62 anos, aponta Inmet

O mês de setembro registrou altas temperaturas na cidade de São Paulo, sendo considerado o setembro mais quente desde 1943, quando o Instituto Nacional de Meteorologia iniciou as medições na estação meteorológica de Santana. Segundo o órgão, a média das temperaturas máximas ficou em 30,2°C, cerca de 5°C acima da média para o mês. O dia mais quente do mês foi o dia 24, com os termômetros marcando 36,5°C, a temperatura mais alta do ano e a maior já registrada em setembro na história.

Além disso, a capital paulista teve o inverno mais quente dos últimos 62 anos, com uma temperatura média de 26°C, de acordo com o Inmet. Um levantamento da Folha de S.Paulo também revelou que 40% das capitais brasileiras tiveram o inverno mais quente da história. Em 2023, essas cidades tiveram temperaturas de 0,5°C a 3,4°C acima da média da primeira década do século.

A nível mundial, o planeta teve o agosto mais quente já registrado desde que começaram os registros da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional. A temperatura média global da superfície do planeta foi 1,25°C acima da média do século XX para o mês de agosto.

Em relação às temperaturas mínimas, a média em São Paulo foi de 18,1°C, também o maior valor para o mês. A mínima do mês foi registrada no dia 1º, com 12,6°C. O dia 19 teve a mínima mais elevada do ano até o momento, com 23,6°C. Já o dia 16 teve a maior amplitude térmica do mês, com uma variação de 17°C.

Além do calor intenso, o mês de setembro também foi marcado por volume abaixo da média de precipitação. Segundo o Inmet, o total acumulado de chuva foi de 77,6 mm, cerca de 10 mm abaixo da média. O maior volume de chuva em 24 horas foi registrado no dia 28, com 29,4 mm.

O mês de outubro começou com chuvas intensas em São Paulo, causando alagamentos na cidade. O Inmet registrou um acúmulo de 15,6 mm no fim da noite de sábado (30) e de 25,6 mm entre as 3h e as 4h do domingo (1º). O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura de São Paulo prevê um total de 107,8 mm de chuva para o mês de outubro, e nos primeiros dois dias do mês já foi registrado pouco mais de 40% desse total.

Segundo o Inmet, a previsão para os próximos dias é de pancadas de chuva isoladas, com máxima prevista de 30°C na quarta-feira (4) e mínimas de 16°C na quinta e sexta-feira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo