Multivacinação é iniciada para crianças e adolescentes com doses em atraso em toda a região

A campanha de multivacinação teve início nesta segunda-feira (02/10) e tem como objetivo atualizar a carteira vacinal de crianças e adolescentes de até 15 anos. A campanha, que vai até o dia 31 de outubro, abrange as vacinas do Calendário Nacional, como as de combate à tuberculose, hepatite B, poliomielite, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, pneumonia, meningite, HPV, além das vacinas contra Covid-19 e Influenza, entre outras.

Um dos destaques da campanha é o “Dia D” da vacinação, que será realizado no dia 7 de outubro em todas as cidades da região. Durante esse dia, serão intensificadas as ações de vacinação, com postos de vacinação espalhados pelas cidades para facilitar o acesso da população.

Em Santo André, as 34 unidades de saúde estarão disponíveis para vacinação de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Além disso, os terminais de ônibus do Centro e da Vila Luzita contarão com postos de vacinação exclusivamente contra gripe e Covid-19, também de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A vacinação também será realizada nos parques da cidade, cada dia em um parque diferente.

Em São Bernardo, as vacinas estarão disponíveis em todas as 34 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, das 8h às 17h. São oferecidas vacinas contra poliomielite, hepatites, BCG e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

Em São Caetano, a vacinação ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 11h30, em diversos locais do município. Serão disponibilizadas diversas vacinas, como DTP, Pentavalente, BCG, Tríplice viral, hepatite A, hepatite B, varicela, entre outras.

Já em Diadema, as salas de vacinação funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde. É necessário levar a caderneta de vacinação, um documento de identificação e, se possível, a carteirinha da UBS.

Em Mauá, os pais ou responsáveis devem levar as crianças ou adolescentes às 23 UBSs do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Serão disponibilizados imunizantes contra poliomielite, sarampo, rubéola, hepatite A, caxumba, meningite, gripe e Covid. No dia 7 de outubro, todas as UBSs abrirão para o Dia D da campanha, das 8h às 17h, com uma tenda montada na Praça do Relógio.

Em Ribeirão Pires, as doses estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde, exceto a vacina BCG, que será aplicada toda terça-feira na UBS Centro, a partir das 8h. Serão oferecidos imunizantes para poliomielite, meningocócica C conjugada, tríplice viral, febre amarela, pentavalente, varicela, HPV, BCG e Covid-19.

Importante ressaltar que a Prefeitura de Rio Grande da Serra não divulgou informações sobre a campanha quando questionada.

A campanha de multivacinação é uma medida essencial para garantir a proteção e a saúde das crianças e adolescentes, contribuindo para a prevenção de diversas doenças. É fundamental que todos os responsáveis aproveitem a oportunidade para atualizar a carteira vacinal de seus filhos e garantir que estejam em dia com todas as vacinas recomendadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo