Locomotivas híbridas são testadas no Paraná com redução de até 42% no consumo de combustível

Locomotivas híbridas serão utilizadas em ferrovias do Paraná, com a possibilidade de redução de até 42% no consumo de combustível. Essas locomotivas, que contam com motores mais eficientes e utilizam baterias para armazenar energia, são as primeiras desse modelo a serem usadas no transporte de cargas no Brasil.

Esse avanço é resultado de um acordo entre a concessionária Rumo e a Progress Rail, empresa responsável pelo desenvolvimento das locomotivas, após um processo de três anos. O valor do investimento não foi divulgado.

Antes de serem utilizadas em larga escala, as locomotivas passarão por um período de testes de seis meses em um trecho de aproximadamente 250 quilômetros entre Guarapuava e a estação de Desvio Ribas, que faz parte da rota Cascavel-Ponta Grossa.

As locomotivas funcionam com um sistema diesel-elétrico em conjunto com um banco de baterias. Essas baterias armazenam a energia regenerada durante a operação do freio dinâmico, ao invés de dissipá-la em forma de calor por meio de resistores de alta potência. De acordo com a Rumo, esse modelo é 22% mais econômico no consumo de combustível do que os utilizados atualmente, e o uso das baterias como fonte de energia gera um ganho adicional de 15%. Além disso, os motores mais modernos das locomotivas também são mais silenciosos e reduzem as emissões em 5%.

Marcus Jorge, diretor de manutenção da concessionária Rumo, explicou que a escolha do trecho de testes levou em consideração suas características desafiadoras e favoráveis à tecnologia, como áreas de serra e curvas sinuosas.

Caso os testes na ferrovia sejam bem-sucedidos, as locomotivas híbridas poderão ser utilizadas em outras partes da operação da Rumo, como a malha norte, no corredor ferroviário entre Rondonópolis (MT) e o porto de Santos.

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do país, com 14 mil quilômetros de linhas férreas em nove estados, e conta com uma base de ativos que inclui 35 mil vagões e 1.400 locomotivas. Já a Progress Rail, empresa do grupo Caterpillar, é uma das principais fornecedoras de material rodante para o sistema ferroviário, produzindo locomotivas, motores, vagões, trilhos e equipamentos de manutenção de via, entre outros.

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