Governo de SP investirá mais de R$ 243 milhões em medidas para o sistema de balsas visando modernização e fluidez nas travessias litorâneas.

O Governo de São Paulo anunciou um investimento de mais de R$ 243 milhões para modernizar e agilizar o sistema de balsas do Estado. O objetivo é garantir maior fluidez para as travessias litorâneas, minimizando as filas de espera e melhorando o transporte marítimo. Dentre as ações previstas, estão o aumento da capacidade de transporte, melhoria de regras, aquisição de novos equipamentos, obras em terminais e estaleiros, além de mais apoio técnico e operacional.

A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, anunciou o pacote de medidas durante uma visita à Travessia São Sebastião-Ilhabela. Nos últimos dias, foram observadas filas extensas devido a problemas técnicos na frota e restrições climáticas, que impediram o deslocamento das embarcações em momentos críticos. Com um investimento de R$ 31,7 milhões apenas nessa travessia, a frota será modernizada até 2024, e serão realizadas obras de dragagem, drenagem e reforma dos flutuantes e bolsões.

Para evitar o sobrepeso nas embarcações, que pode causar danos à frota, será implementada uma balança, que funcionará de forma permanente a partir da próxima quarta-feira. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) será responsável pela fiscalização do limite de 45 toneladas por caminhão. Além disso, o DER e o órgão municipal irão dialogar para melhorar o acesso viário e organizar as filas no município de São Sebastião, permitindo mais fluidez e controle, mesmo fora da área de embarque.

Outra medida em andamento é a definição de regras para a travessia de caminhões entre os dois municípios. A ideia é que o deslocamento ocorra fora do horário comercial, exceto para o transporte de cargas essenciais, como alimentação e combustível, que não terão restrições.

De acordo com a secretária Natália Resende, o objetivo é melhorar o sistema de travessias, que há tempos apresenta precariedades. Desde o início do ano, o governo tem trabalhado em ações de curto, médio e longo prazo para solucionar os problemas enfrentados. Já foram retomadas as operações de quatro ferry boats e nos próximos dez dias serão implementadas novas medidas.

No curto prazo, estão previstas a aquisição de 16 novos reversores e 50 novos motores, com o investimento de R$ 30,1 milhões, para garantir equipamentos em estoque e agilizar a manutenção. Além disso, será implementado um novo contrato de manutenção que permitirá manutenções intermediárias.

No médio prazo, serão realizadas reformas e modernizações nos estaleiros e atracadouros, além da construção de flutuantes e dragagens. Já no longo prazo, o objetivo do governo é estruturar uma Parceria Público-Privada (PPP) para a concessão dos serviços de travessias do Estado. Estima-se que o estudo seja contratado ainda neste semestre e que o leilão ocorra em 2025.

Com todas essas ações em curso, espera-se que o sistema de travessias litorâneas em São Paulo se torne mais eficiente e que as filas de espera sejam minimizadas. O investimento do governo visa melhorar a experiência dos usuários e garantir um transporte marítimo de qualidade no Estado.

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