Repórter São Paulo – SP – Brasil

Moradores de Diadema celebram a entrega dos títulos de propriedade de seus imóveis após décadas de luta

No último sábado (30/09), 297 famílias da Vila Odete, no Jardim Canhema, e do Jardim das Praias, no Casa Grande, foram agraciadas com a entrega da documentação de seus imóveis. O evento ocorreu pela manhã e contou com a presença do prefeito José de Filippi Jr (PT), secretários, vereadores e Patrícia Ferraz, oficial do registro de imóveis de Diadema.

Em um ato emocionante na Casa do Hip Hop, foram entregues 168 matrículas, sendo uma delas para Francisca Ferreira Miranda, conhecida como dona Chica, moradora na Vila Odete há 40 anos e líder dos moradores nessa luta. Dona Chica expressou sua satisfação com a conquista: “Muita gente dizia que não ia sair, que eu perdia tempo conversando com o vereador Zé do Norte. E eu dizia que não ia morrer sem receber o título do pedacinho onde moro. Agora eu quero ver ele na minha mão, pois não é um pedaço de papel, é toda uma vida”.

O prefeito José de Filippi Jr relembrou que, em sua primeira gestão, a Câmara aprovou a concessão do direito real de uso do solo, uma lei pioneira no país que garantiu a permanência das pessoas em suas casas. Ele ressaltou a importância do documento de papel, que representa vidas e destacou: “Fazer a entrega da titulação é sempre emocionante, pois cada papel desses tem uma alma, tem gente de verdade. Assim, caminhamos na conquista de direitos, rumo a uma cidade melhor”.

O secretário da Habitação, Ronaldo Lacerda, aproveitou a ocasião para criticar o governo estadual, que, segundo ele, ainda não criou um fundo para a regularização fundiária. Segundo Lacerda, a entrega das matrículas é o cumprimento de compromissos assumidos e resultado de um trabalho coletivo.

No Jardim das Praias, além da entrega dos 129 títulos de propriedade dos imóveis, foram inauguradas melhorias na rua Itanhaém dentro do programa Revitaliza. O prefeito Filippi ressaltou que essa conquista é o desfecho de uma história de mais de 20 anos, desde a compra do terreno para a construção do loteamento. Ele reforçou que o título de propriedade é definitivo e representa uma vitória para os moradores.

A moradora Ana Paula expressou sua gratidão: “Depois de muito tempo, conseguimos esta conquista. Uma vitória junto com o nosso prefeito Filippi, o Ronaldo e a Associação Pró Moradia, e com todos aqueles que contribuíram para que esta escritura chegasse às nossas mãos”.

Além da entrega das matrículas, a rua Itanhaém e os arredores passaram por revitalização e receberam o programa Rua da Gente, que visa incentivar o uso dos espaços públicos para atividades culturais, esportivas e de lazer. Foram realizadas obras de contenção de talude, instalação de playground, academia ao ar livre e reforma de quadra de futebol.

Sair da versão mobile