Repórter São Paulo – SP – Brasil

Governador e secretário estadual visitam túneis da Linha 6-Laranja do metrô, maior obra de infraestrutura da América Latina.

Neste sábado (30), o governador Tarcísio de Freitas e o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, realizaram uma visita técnica à escavação dos túneis da Linha 6-Laranja de metrô, em São Paulo. Durante a visita, eles acompanharam a chegada da tuneladora Maria Leopoldina, conhecida como “tatuzão sul”, na futura estação Perdizes. Com 15,3 km de extensão e investimentos de R$ 18 bilhões, a nova linha de transporte sobre trilhos é considerada a maior obra de infraestrutura em execução na América Latina.

Durante a visita, Tarcísio destacou a importância da obra, que irá impactar positivamente a vida das pessoas. Ele ressaltou o trabalho árduo da equipe e afirmou que a cidade não imagina o quanto a obra é intensa e constante, funcionando 24 horas por dia.

A Linha 6-Laranja, quando concluída, irá reduzir o percurso entre a Brasilândia, na zona norte, e o centro da capital para apenas 23 minutos. Atualmente, esse mesmo trajeto leva cerca de uma hora e meia de ônibus. A estação Perdizes é o quarto ponto de parada do tatuzão sul, que está conectando os poços de ventilação e paradas da linha.

A tuneladora Maria Leopoldina pesa 2 mil toneladas, tem 10,61 metros de diâmetro e 109 metros de extensão. Ela conta com uma estrutura completa, incluindo refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para retirada do material escavado, cabine de comando e equipamentos auxiliares. Cerca de 50 pessoas trabalham em três turnos para operar o tatuzão.

Até o momento, já foram escavados mais de 135,9 mil m³ de solo e utilizados 47,1 mil m³ de concreto para a construção da estação Perdizes. As obras estão em andamento, com 39,5% de execução, gerando aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos.

O secretário Rafael Benini destacou a integração que a obra irá proporcionar entre a Zona Norte e o centro de São Paulo, diminuindo consideravelmente o tempo de viagem para a população.

A Linha 6-Laranja terá 15 estações ao longo dos 15,3 km de extensão. Ela será atendida por 22 trens e tem previsão de transportar cerca de 630 mil passageiros por dia. Além disso, está em estudo a ampliação da linha, com mais 7 km de extensão e seis novas estações. A obra será integrada às linhas 1-Azul e 4-Amarela de metrô e 7-Rubi e 8-Diamante de trens urbanos.

A execução da Linha 6-Laranja é feita por meio de uma parceria público-privada entre o Governo de São Paulo e o consórcio Linha Universidade. Após a conclusão das obras, a operação será realizada pela concessionária pelo prazo de 19 anos.

Com mais essa etapa concluída, a cidade de São Paulo está cada vez mais próxima de contar com uma infraestrutura de transporte moderna e eficiente, que irá beneficiar a população e contribuir para o desenvolvimento da região.

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