Andres Matonte já é conhecido pelos palmeirenses, pois já apitou dois jogos do time paulista ao longo de sua carreira. Um desses jogos foi nesta temporada, na vitória por 3 a 0 sobre o Cerro Porteño, no Paraguai, pela fase de grupos. No entanto, sua atuação foi alvo de polêmica, pois ele expulsou Richard Rios após uma falta em Lucena. A torcida ficou indignada com a decisão do árbitro uruguaio.
Outra partida em que Matonte esteve presente foi há alguns anos, na vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre a Universidad Católica, na ida das oitavas de final da Libertadores de 2021. Naquela ocasião, o árbitro marcou pênalti para o Palmeiras após uma bola que pegou na mão de Lanaro dentro da área. Raphael Veiga converteu e marcou o único gol da partida.
Com o empate sem gols no jogo de ida em Buenos Aires, o Palmeiras precisa de uma vitória em casa para garantir a classificação para a final no tempo normal. Em caso de novo empate, a decisão será nos pênaltis.
Os jogos de volta das semifinais acontecerão no próximo meio de semana. O Internacional enfrentará o Fluminense no Beira-Rio na próxima quarta-feira, às 21h30. Já o Palmeiras receberá o Boca Juniors na quinta-feira, também às 21h30, no Allianz Parque. Os resultados dos primeiros jogos deixam tudo em aberto para a semana decisiva.
Os torcedores estão ansiosos para os confrontos decisivos, que definirão os finalistas da Copa Libertadores. A presença de árbitros estrangeiros trazem uma expectativa de imparcialidade e profissionalismo na condução das partidas. Resta agora aguardar e ver como esses árbitros se portarão diante da pressão e da importância desses jogos. A final do torneio continental está cada vez mais próxima e a emoção está garantida para os fãs de futebol.