Plataforma digital Refloresta-SP fornece informações técnicas para otimizar uso do solo no ecossistema rural de São Paulo

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) desenvolveu a plataforma digital Refloresta-SP, com o objetivo de fornecer recomendações sobre as melhores combinações de espécies madeireiras e não madeireiras para cada local e condição do Estado de São Paulo. Essa ferramenta faz parte do Programa Refloresta-SP e traz diversas funcionalidades, além de oferecer consultoria gratuita aos proprietários rurais e técnicos do setor.

A plataforma Refloresta-SP foi criada para facilitar o acesso rápido e objetivo às melhores informações disponíveis. Segundo a Secretária Natália Resende, essa consultoria facilita a implantação de florestas multifuncionais, que são fundamentais para a questão ambiental. A ferramenta elimina a necessidade de consultar especialistas em silvicultura de espécies nativas, visto que todas as informações necessárias estão disponíveis de forma completa e organizada.

A criação dessa plataforma demandou quase dez anos de estudos e coleta de informações para a construção do banco de dados e definição das premissas usadas nos cálculos. Além disso, um Comitê Técnico Científico foi formado para garantir a qualidade das informações e atualizar o banco de dados conforme novas descobertas científicas.

O Programa Refloresta-SP tem como objetivo principal incentivar a mudança do uso do solo em regiões de baixa cobertura vegetacional, principalmente em áreas de pouca aptidão agrícola. O programa fomenta o desenvolvimento de florestas multifuncionais, que conciliam objetivos econômicos e ecológicos ao produzir madeira e produtos florestais não madeireiros, além de fornecer serviços ecossistêmicos importantes para a atividade agropecuária e o bem-estar das pessoas.

O uso da plataforma é simples e envolve dez passos após o cadastro do usuário. São solicitadas informações como o município, tipo de vegetação, faixa de declividade existente no imóvel e se as operações são predominantemente manuais ou mecanizadas. Também é necessário informar se o projeto será implantado em áreas de reserva legal, áreas de preservação permanente ou em outros locais fora dessas áreas. Todas as recomendações levam em consideração a legislação aplicável a essas áreas.

A plataforma Refloresta-SP foi desenvolvida em parceria com instituições de pesquisa, organizações da sociedade civil e contou com o apoio do Banco Mundial, do BID e do Fundo Global para o Meio Ambiente – GEF. Ela oferece acesso a um grande conjunto de informações compiladas, organizadas e processadas, que podem ser utilizadas por proprietários rurais, técnicos e profissionais atuantes na área de restauração ambiental.

Dessa forma, o Refloresta-SP contribui para o alcance das metas do programa, beneficiando toda a sociedade com a redução dos impactos das mudanças climáticas, a melhoria da qualidade ambiental e o desenvolvimento socioeconômico. A plataforma é uma ferramenta essencial para promover uma maior eficácia no uso do solo e auxiliar os atores do ecossistema rural paulista na tomada de decisões mais sustentáveis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo