O estágio obrigatório é uma etapa fundamental para os estudantes de licenciatura, pois permite que eles acompanhem a rotina escolar e tenham contato direto com a prática educacional, sempre sob a supervisão de professores experientes. É uma oportunidade para que os futuros professores conheçam a dinâmica da escola, compreendam os papéis e responsabilidades de cada membro da equipe escolar e observem de perto como é o trabalho em sala de aula.
No entanto, os dados do Enade revelam que a maioria dos formandos não está cumprindo essa etapa de formação de acordo com as exigências. Cerca de 165 mil estudantes, o equivalente a 55% dos concluintes, cumpriram menos de 300 horas de estágio, e 35,5 mil alunos (11,82%) afirmaram não ter feito o estágio. Apenas 41,2 mil estudantes (13,71%) conseguiram cumprir mais de 400 horas de estágio obrigatório.
Para Ivan Gontijo, gerente de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, o estágio é fundamental para que os estudantes conectem a teoria à prática e entendam como é a realidade da escola. Ele destaca que a carga horária é grande porque o estágio começa como uma observação e, aos poucos, os estudantes vão participando cada vez mais das atividades.
No entanto, mesmo antes da pandemia, o estágio obrigatório já enfrentava desafios. Em 2014 e 2017, anos em que as licenciaturas foram avaliadas pelo Enade, mais de 7 mil estudantes em cada ano declararam não ter feito o estágio, e cerca de 60% dos alunos afirmaram não cumprir a carga horária mínima.
Gina Vieira, professora aposentada da rede pública de ensino do Distrito Federal e atualmente professora voluntária na Universidade de Brasília (UnB), ressalta a importância do estágio para a formação dos professores. Ela destaca que muitas vezes a formação inicial desses profissionais é precária, devido a dificuldades como conciliar a formação com trabalho e outras demandas. Além disso, Vieira defende a ampliação do tempo de estágio, para que os estudantes tenham mais oportunidades de contato com a prática pedagógica e recebam feedback dos profissionais que os supervisam.
É fundamental que essas questões sejam enfrentadas e que a formação dos futuros professores seja aprimorada. A formação de professores de qualidade passa pela articulação entre teoria e prática, e o estágio obrigatório desempenha um papel central nesse processo. A exigência de cumprimento da carga horária mínima de estágio deve ser levada a sério, garantindo que os estudantes tenham uma formação completa e preparada para enfrentar os desafios da docência.