Ouvidoria acompanhará investigações sobre torcedor do São Paulo ferido durante confronto com polícia no estádio do Morumbi

A Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (27) que estará acompanhando de perto as investigações realizadas pela Polícia Militar e pela Polícia Civil no caso do torcedor do São Paulo, Rafael Garcia, de 32 anos, que foi encontrado com um ferimento na cabeça durante um confronto entre torcedores do clube e a Polícia Militar no estádio do Morumbi no último domingo (24).

De acordo com a nota emitida pela Ouvidoria, foi aberto um procedimento solicitando à Polícia Militar as imagens das câmeras corporais portáteis, informações sobre a munição utilizada e a identificação dos policiais envolvidos, bem como relatórios com os tiros disparados por eles. Similarmente, foi solicitado à Polícia Civil as câmeras do local, laudos necroscópicos, laudos do local e também balísticos.

No domingo passado, o São Paulo garantiu o título da Copa do Brasil após um empate por 1 a 1 contra o Flamengo no segundo jogo da decisão. Após a partida, houve uma confusão envolvendo torcedores e policiais militares nas proximidades do estádio.

Segundo a Polícia Civil, após o término do jogo, torcedores tentaram acessar uma área restrita e começaram a arremessar garrafas e objetos contra os policiais. Diante disso, os policiais responderam usando munição de menor potencial ofensivo. Oito policiais ficaram feridos durante o confronto. Um homem foi detido após tentar furar um bloqueio policial, incitar a torcida a ultrapassar o bloqueio, desacatar e agredir os policiais. Nesse momento, outro homem foi encontrado caído no chão, com um ferimento na cabeça. Ele foi levado ao Pronto Socorro Campo Limpo, mas não resistiu.

A Torcida Independente, na última terça-feira, também se pronunciou sobre o caso. A entidade informou que Rafael Garcia fazia parte dos quadros da Surdos e Mudos da Independente. A torcida ressaltou que não sabe o que aconteceu e que está aguardando mais informações para tomar as devidas responsabilizações. Além disso, afirmou que seguiu todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades de segurança.

A Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo se manifestou repudiando qualquer tipo de violência e afirmou que estará atenta às investigações para garantir que os responsáveis sejam devidamente responsabilizados. Acompanharemos de perto o desenrolar desse caso e traremos mais informações assim que estiverem disponíveis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo