Operação Direção Segura Integrada registra autuações por embriaguez em Santo André.

No último sábado (23/09), uma inspeção da Operação Direção Segura Integrada (ODSI) realizou uma fiscalização de alcoolemia em Santo André, resultando em seis autuações por recusa ao teste do bafômetro, oito por direção sob influência de álcool e sete crimes de trânsito por embriaguez. Ao todo, foram abordados 373 veículos na avenida dos Estados e na rua das Figueiras.

A ação faz parte dos esforços do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) para reduzir e prevenir os acidentes de trânsito causados pelo consumo de álcool. Entre os dias 15 e 25 de setembro, o Detran-SP promoveu, de forma integrada com as Polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, 35 fiscalizações da ODSI em todas as regiões do estado. A Polícia Militar também realizou 88 ações, entre fiscalizações e ações educativas, para coibir a combinação perigosa entre álcool e direção.

Durante as 123 ações promovidas pelo Detran-SP e pela PM durante a Semana Nacional de Trânsito, foram abordados 36.416 motoristas. Dentre eles, 1.295 foram autuados por recusa ao teste do bafômetro, 96 por direção sob influência de álcool e registrados 18 crimes de trânsito.

Dirigir sob efeito de álcool, quando o teste do etilômetro aponta até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido, e recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em ambos os casos, o valor da multa é de R$ 2.934,70 e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Em caso de reincidência no período de 12 meses, a pena é aplicada em dobro, além da cassação da CNH.

Já no caso da autuação por crime de trânsito, quando o motorista apresenta índice a partir de 0,34 mg de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro, o condutor, se condenado, além das multas e suspensão da CNH, cumpre de seis meses a três anos de prisão, de acordo com a Lei Seca.

Ao todo, nas 35 ações da ODSI, foram abordados 27.497 veículos em todo o estado. Um total de 702 condutores foram autuados por recusa ao teste do etilômetro, 82 por direção sob efeito de álcool e registrados 13 crimes de trânsito.

A Polícia Militar, em parceria com o Detran-SP, promoveu 77 fiscalizações durante a Semana Nacional de Trânsito, realizando 8.919 testes do etilômetro. Ao todo, 593 motoristas se recusaram a soprar o bafômetro, 14 foram autuados por direção sob efeito de álcool e cinco crimes de trânsito foram registrados. Além disso, foram realizadas 11 operações educativas em bares e restaurantes na capital paulista, conscientizando um total de 310 pessoas.

É importante ressaltar que o objetivo dessas ações é conscientizar os motoristas sobre os perigos da combinação de álcool e direção, visando à segurança de todos no trânsito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo