Diadema adere à Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e adolescente

Diadema, município localizado na região metropolitana de São Paulo, aderiu à Campanha Nacional de Multivacinação com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. A campanha, que segue o calendário da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, busca aumentar as coberturas vacinais e prevenir a reintrodução e disseminação de doenças que podem ser evitadas por meio da imunização.

A equipe de saúde de Diadema estará verificando as cadernetas de vacinação e atualizando as doses daqueles que estão em atraso. O município possui salas de vacina em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. O processo de avaliação das cadernetas será iniciado na próxima segunda-feira, dia 2 de outubro.

Para participar da campanha, é necessário levar a caderneta de vacinação, um documento de identificação e, se possível, a carteirinha da UBS. É importante ressaltar que todas as vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde do município, sendo elas: BCG, DTP, dTpa, difteria e tétano, febre amarela, hepatite A, hepatite B, HPV quadrivalente, menigocócica ACWY, meningocócica C conjungada, pentavalente rotavírus, pneumocócica 10V, tetra viral (SCR e varicela), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola – SCR), varicela, VIP e VOPb.

A campanha nacional de multivacinação em Diadema vai até o dia 31 de outubro, e está previsto um Dia D de divulgação e mobilização para o dia 7 de outubro, um sábado. Vale destacar que cada estado teve autonomia para organizar o calendário vacinal de acordo com as características de cada território.

Para ampliar a cobertura vacinal da população, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema vem adotando diversas estratégias, como a vacinação nos bairros, em escolas, empresas e eventos culturais da Prefeitura. Além disso, as UBSs realizam busca ativa nas próprias unidades, em visitas domiciliares e espaços comunitários. A SMS mantém parceria com a Secretaria de Educação, que requer a apresentação da caderneta atualizada do estudante no momento da matrícula ou rematrícula nas escolas municipais.

Portanto, a campanha de multivacinação em Diadema é uma importante iniciativa para atualizar as vacinas das crianças e adolescentes, garantindo assim a prevenção de diversas doenças. É fundamental que os responsáveis pelas crianças e adolescentes procurem as unidades de saúde do município e atualizem suas cadernetas de vacinação, contribuindo para a proteção de toda a população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo