Repórter São Paulo – SP – Brasil

Eleição para o Conselho Tutelar de Mauá ocorre neste domingo com 67 candidatos concorrendo às 15 vagas disponíveis

No próximo domingo, dia 1º de outubro, será realizada a eleição para o Conselho Tutelar de Mauá. O município conta com 23 locais de votação, que estarão abertos das 8h às 17h. Os endereços podem ser consultados no site disponibilizado pela cidade. Neste ano, 67 candidatos concorrerão às 15 vagas disponíveis nos três conselhos da cidade.

Para participar da votação, é necessário comprovar domicílio eleitoral em Mauá até o dia 30 de junho de 2023. O mandato dos conselheiros é de quatro anos. Os candidatos tiveram que realizar uma prova de conhecimentos específicos sobre a legislação dos direitos da criança e do adolescente.

Além disso, existem alguns requisitos para quem deseja se tornar um conselheiro tutelar. É preciso ter 21 anos completos até a data da posse, que ocorrerá no dia 10 de janeiro de 2024. Além disso, é necessário comprovar residência mínima de três meses em Mauá e estar em situação regular com a justiça eleitoral. A apresentação de certidões negativas cíveis e criminais também é obrigatória, assim como a comprovação de experiência de atuação com crianças e adolescentes.

O Conselho Tutelar é um órgão responsável por zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes, atuando na garantia de seus direitos básicos, como saúde, educação, convivência familiar e comunitária, e proteção contra qualquer forma de violência ou exploração. Os conselheiros têm a importante missão de receber denúncias, realizar visitas e fiscalizar instituições que oferecem serviços voltados para esse público.

Portanto, a eleição para o Conselho Tutelar de Mauá representa uma oportunidade para os moradores escolherem os representantes que cuidarão dos interesses das crianças e adolescentes da cidade nos próximos quatro anos. É fundamental que os eleitores compareçam às urnas e exerçam seu direito de voto, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária para as nossas futuras gerações.

Sair da versão mobile