Repórter São Paulo – SP – Brasil

Comissão de Educação aprova projeto sobre escola em tempo integral, que segue para análise do Plenário.

A Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado Federal aprovou recentemente um projeto que visa estabelecer normas para a implementação da escola em tempo integral. A proposta, conhecida como PLS 756/2015, foi apresentada pela primeira vez por participantes do Programa Jovem Senador em 2014 e foi adotada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

A iniciativa de implementar a escola em tempo integral tem como objetivo principal proporcionar uma educação de maior qualidade e mais abrangente para os estudantes brasileiros. A proposta prevê a ampliação da carga horária nas escolas, de forma que os alunos tenham acesso não apenas ao currículo básico, mas também a atividades extracurriculares e complementares, incluindo esportes, artes e aulas de reforço.

A relatoria do projeto ficou a cargo da senadora Professora Dorinha Seabra, do estado do Tocantins. Ela enfatizou a importância de se investir na educação em tempo integral como forma de combater a evasão escolar e promover o desenvolvimento integral dos estudantes. Ainda segundo a senadora, a escola em tempo integral possibilita que os jovens tenham acesso a ensino de qualidade em todas as áreas do conhecimento, além de promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais tão importantes para a formação completa dos indivíduos.

O projeto agora segue para análise do Plenário do Senado, onde será discutido e votado por todos os parlamentares. Caso seja aprovado, o projeto seguirá para sanção presidencial e, posteriormente, se tornará lei. A expectativa é de que a proposta seja bem recebida e aprovada, uma vez que a escola em tempo integral já é uma realidade em diversos países e tem se mostrado eficiente na formação de cidadãos mais preparados para os desafios do século XXI.

Cabe ressaltar que a implementação da escola em tempo integral exigirá investimentos na infraestrutura das unidades escolares, bem como na formação de professores e na disponibilização de recursos pedagógicos adequados. No entanto, esses investimentos são essenciais para que a educação em tempo integral seja de fato efetiva e proporcione os resultados esperados.

Em resumo, o projeto que prevê normas para a implementação da escola em tempo integral, aprovado pela Comissão de Educação e Cultura do Senado, representa um avanço significativo para a educação brasileira. A proposta tem como objetivo proporcionar uma educação mais completa e abrangente para os estudantes, visando combater a evasão escolar e promover o desenvolvimento integral dos jovens. Agora, aguarda-se a análise e votação do projeto no Plenário do Senado, em busca do seu efetivo avanço e implementação.

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