Onda de calor no Brasil contrasta com temporais e queda de granizo no Sul e Sudeste

A primeira semana da primavera promete ser marcada por fortes chuvas, temporais e até queda de granizo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria também está prevista para chegar a São Paulo. Enquanto isso, a maior parte do país continuará enfrentando uma onda de calor.

Segundo a meteorologista Andrea Ramos, apesar de estarmos na primeira semana da primavera, o padrão do inverno ainda se mantém. Isso se deve à atuação de um anticiclone, que favorece a abertura do tempo e a ausência de chuvas em grande parte do país. Além disso, as temperaturas permanecerão elevadas e a umidade do ar estará baixa.

Na terça-feira (26), espera-se a formação de um novo ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul. Ao longo da quarta-feira (27), as rajadas de vento poderão superar os 70 quilômetros por hora. Esse ciclone se deslocará para o alto-mar, formando uma frente fria e provocando temporais entre Santa Catarina e São Paulo. A Defesa Civil gaúcha emitiu um alerta válido por 24 horas para risco de alagamentos, cheias em arroios, inundações de rios e regiões ribeirinhas.

Com a chegada do ciclone, é esperada uma queda nas temperaturas do Rio Grande do Sul, podendo chegar a 3ºC na Campanha e na Serra Gaúcha, e a 9ºC em Porto Alegre.

Enquanto isso, as altas temperaturas persistem em algumas regiões do país. O aviso de onda de calor continua até o período da tarde desta terça-feira (26). Na segunda-feira, Cuiabá e o estado de Tocantins registraram temperaturas máximas acima de 40ºC. Belo Horizonte também bateu recorde de calor, com 38ºC. São Paulo e Rio de Janeiro terão temperaturas mais amenas a partir de hoje, porém ainda acima dos 30ºC.

Em relação às previsões para o restante da semana, a Região Norte terá volumes de chuva acima de 50 milímetros no noroeste do Amazonas e extremo oeste do Acre. Já na maior parte do Pará, Amapá e Tocantins, espera-se tempo seco e sem chuvas. No Nordeste, o tempo também será seco, com baixa umidade relativa do ar, especialmente em áreas do Matopiba e do interior da região.

Na Região Centro-Oeste, uma massa de ar quente e seco manterá o tempo estável e sem chuvas no início da semana, com umidade relativa do ar abaixo de 30%. No fim de semana, no entanto, as áreas de instabilidade favorecerão pancadas de chuva em grande parte da região, principalmente no sul de Mato Grosso e de Goiás.

A previsão para a Região Sudeste é de tempo seco e sem chuvas, sobretudo em áreas do centro e norte de Minas Gerais e oeste de São Paulo. No norte de Minas, no entanto, os níveis de umidade relativa do ar podem ficar abaixo de 20%. Já no sul e leste da região, são esperados temporais e trovoadas na maior parte dos dias, com acumulados que podem ultrapassar 50 milímetros no sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Por fim, a Região Sul enfrentará a formação de um ciclone extratropical no início da semana, intensificando áreas de instabilidade e causando acumulados de chuva superiores a 80 milímetros, principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Após o deslocamento do ciclone para o oceano no final da semana, o tempo ficará seco no Rio Grande do Sul, mas a instabilidade permanecerá em Santa Catarina e no Paraná.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo