Em uma audiência pública realizada na Comissão de Educação (CE), especialistas ressaltaram a importância da participação dos responsáveis pelos alunos no processo educacional, oferecendo apoio aos professores. O debate, ocorrido nesta sexta-feira (22), teve como foco a discussão da meta 7 do Plano Nacional de Educação (PNE), e contou com a presidência da senadora Damares Alves (Republicanos-DF).
Durante a audiência, a educação socioemocional foi apontada como um caminho a ser seguido para melhorar a qualidade da educação básica. Segundo os especialistas presentes, essa abordagem se mostra fundamental para o desenvolvimento integral dos estudantes. A educação socioemocional visa promover competências como empatia, resiliência, pensamento crítico e habilidades de relacionamento interpessoal.
Outra sugestão apresentada pelos especialistas foi a captação de recursos privados para complementar os investimentos públicos na área educacional. Essa estratégia, segundo eles, é uma forma de minimizar as limitações orçamentárias e garantir a inclusão de novas tecnologias e práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.
Além disso, ressaltou-se a importância da formação contínua dos docentes como uma maneira de aprimorar a qualidade do ensino. Os especialistas destacaram a necessidade de investimentos em programas de capacitação e atualização dos professores, visando a melhoria das práticas pedagógicas e o desenvolvimento de habilidades específicas relacionadas ao ensino.
A participação ativa dos pais também recebeu destaque durante a audiência. De acordo com os especialistas, a parceria entre família e escola é fundamental para o sucesso do processo educacional. Os pais devem estar presentes na vida escolar dos alunos, participando de reuniões, eventos e acompanhando o desempenho dos estudantes. Essa união de esforços contribui para um ambiente educacional mais acolhedor e estimulante.
A meta 7 do Plano Nacional de Educação (PNE) tem como objetivo a implementação de políticas que garantam a qualidade da educação básica no país. A discussão realizada na audiência pública reforçou a importância de ações integradas e coordenadas entre Estado, escola, professores, pais e sociedade para alcançar essa meta.
Diante dessas contribuições, fica evidente a necessidade de um olhar amplo e abrangente sobre a educação, indo além do aspecto puramente escolar. A educação socioemocional, o apoio financeiro privado e a formação continuada dos docentes, aliados à participação dos pais, são elementos chave para promover mudanças significativas no cenário educacional brasileiro. É fundamental que essas propostas sejam levadas em consideração e implementadas de forma efetiva, visando um sistema educacional de qualidade e equidade para todos os estudantes.