Um em cada cinco brasileiros já experimentou maconha, sendo a maioria jovens e moradores das regiões Sul e Sudeste, revela pesquisa Datafolha

De acordo com uma pesquisa do Instituto Datafolha, um em cada cinco brasileiros com mais de 18 anos já experimentou maconha em algum momento da vida. No entanto, apenas 5% dessa população afirmou utilizar a substância atualmente, enquanto a grande maioria, ou seja, 78%, diz nunca ter fumado.

O estudo foi realizado com 1.949 pessoas em todo o país nos dias 12 e 13 de setembro, tendo uma margem de erro de dois pontos percentuais.

O levantamento buscou investigar a opinião dos entrevistados em relação ao uso de drogas, tanto no presente quanto no passado, a legalização de pequenas quantidades de maconha e o uso terapêutico de derivados da planta. As mesmas questões também foram feitas em relação ao uso de substâncias psicodélicas.

Os dados revelam que os homens e os mais jovens são os maiores usuários de maconha. Entre os homens, 30% responderam já ter usado a droga, enquanto entre as mulheres essa proporção foi de apenas 14%.

A faixa etária entre 18 e 34 anos é a que apresenta maior porcentagem de uso da maconha, com 30% dos entrevistados de até 24 anos e 33% dos entrevistados de 25 a 34 anos admitindo já ter fumado. A partir dessa faixa etária, a proporção diminui com o avanço da idade, sendo que apenas 9% dos entrevistados com 60 anos ou mais afirmam ter utilizado a substância.

Em relação à localização geográfica, os moradores das regiões Sul e Sudeste apresentam maior índice de consumo de maconha. Nos estados do Sul, o percentual foi de 26%, enquanto no Sudeste foi de 25%. No Nordeste, a porcentagem ficou em 16%, enquanto nas regiões Centro-Oeste e Norte chegou a 19%.

Outro dado interessante é que nas regiões metropolitanas, a proporção de pessoas que já fumaram maconha é maior do que no interior, com 27% e 18% dos entrevistados respectivamente.

Em relação à opinião sobre a descriminalização, é maior entre aqueles que já usaram a maconha alguma vez. No entanto, há também uma parcela significativa da população que nunca fumou e apoia a legalização.

Dentre os que são a favor da legalização, metade afirmou nunca ter fumado, enquanto entre os que são contra a liberação, a maioria, ou seja, 87%, também diz nunca ter utilizado a droga. Aqueles que são indiferentes apresentam uma maioria de 67% que nunca fumaram.

Apesar de apenas 2% da população afirmar fazer ou já ter feito tratamento com algum remédio à base de maconha, a maioria daqueles que nunca utilizaram esses medicamentos, ou seja, 59%, diz que aceitaria fazer o tratamento se fosse recomendado por um médico em quem confiasse.

Por fim, 14% dos entrevistados dizem que talvez aceitariam a recomendação, enquanto 22% afirmam que não fariam o tratamento mesmo se aconselhado por um profissional de confiança.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo