Plataforma histórica das ferrovias é restaurada e reinaugurada em Jundiaí como parte de projeto de revitalização

No último dia 15, uma plataforma que teve um importante papel nos primórdios das ferrovias no país foi restaurada e reinaugurada em Jundiaí. A plataforma fazia parte do antigo Complexo Fepasa existente na cidade e foi entregue como parte de um projeto de revitalização.

Localizada no Espaço Expressa, a plataforma era utilizada pela extinta Companhia Paulista de Estrada de Ferro para embarque e desembarque de funcionários e peças. Ela atendia a linha Santos-Jundiaí, que teve um papel fundamental no desenvolvimento das ferrovias no Brasil na segunda metade do século 19.

A reforma da plataforma custou R$ 419 mil e foi financiada pela Secretaria de Turismo e Viagens do governo paulista, com contrapartida da prefeitura. Durante a obra, foram recuperadas as estruturas metálicas da cobertura, de esquadrias, de portas e da própria plataforma. Além disso, todas as telhas foram trocadas, foram instaladas calhas e rufos e foram implantadas rampas com acessibilidade.

Essa restauração faz parte de um projeto maior de revitalização do Espaço Expressa, que foi adquirido em 2002 e tem um custo total estimado de R$ 50 milhões. A prefeitura de Jundiaí tem como objetivo repassar o acervo da ferrovia, que atualmente é de responsabilidade do governo federal, para que os objetos históricos possam ser restaurados.

O contrato para a restauração da plataforma foi assinado em dezembro de 2019, conforme informou a secretaria estadual. O museu local da Companhia Paulista possui um acervo com cerca de 5.000 itens, que retratam o período áureo das ferrovias. Dentre as atrações do museu, destacam-se a Sala das Senhoras, que reproduz o espaço reservado às mulheres nas antigas estações.

A Companhia Paulista foi uma das principais companhias ferroviárias de São Paulo e desempenhou um papel fundamental no desbravamento do interior do estado durante o final do século 19 e as primeiras décadas do século passado. No entanto, enfrentou problemas financeiros e foi absorvida pelo governo estadual, dando origem à Fepasa em 1971, juntamente com outras companhias ferroviárias como a Mogiana, Sorocabana, São Paulo-Minas e Araraquara.

A restauração da plataforma em Jundiaí representa um resgate histórico importante para a cidade e para o país, preservando e valorizando a memória e a importância das ferrovias na formação e no desenvolvimento do Brasil.

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