Perito Contador do Instituto de Criminalística investiga crimes financeiros e contábeis no Estado de São Paulo.

A Polícia Civil de São Paulo possui um departamento dedicado à investigação de crimes financeiros e contábeis, o Núcleo de Crimes Contábeis do Instituto de Criminalística (IC). É neste órgão que os casos abertos por meio de boletim de ocorrência são encaminhados para serem periciados por peritos contadores.

Ailton Pereira é um dos peritos criminais que atuam no Núcleo de Crimes Contábeis. Formado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, ele é responsável por identificar o montante do crime e o período em que ocorreu, analisando se é um caso isolado ou se existe uma prática recorrente de desvio de valores por parte de um funcionário, por exemplo.

Artigos relacionados

O trabalho dos peritos contadores vai além da comprovação de crimes financeiros. Eles também realizam perícias de infrações penais que envolvem questões fiscais, contábeis e administrativas. Para isso, são estabelecidas normas para a realização dos exames periciais e a elaboração dos laudos na área de atuação.

No entanto, a função do perito contador exige habilidades específicas. Apesar de necessitar de poucos equipamentos e materiais, o profissional precisa ter conhecimento qualificado para realizar análises fiscais e levantar dados. A tarefa de analisar processos e inquéritos, sejam eles físicos ou digitais, pode ser complexa e requer expertise na área contábil.

Para ser perito criminal contábil, é necessário ser bacharel em contabilidade e ter prestado concurso público para ingressar na Polícia Civil. Além dos conhecimentos contábeis, os profissionais passam por formação na Academia de Polícia Civil.

O Núcleo de Crimes Contábeis do IC atende todo o estado de São Paulo e lida com uma média de mais de 800 ocorrências por ano. Entre os casos que se destacam pela complexidade, estão aqueles envolvendo idosos, que muitas vezes são alvo de disputas familiares pelo patrimônio. A falta de documentação acaba dificultando a comprovação dos crimes nessas situações.

Além de Ailton Pereira, outros 11 peritos atuam na elucidação dos crimes contábeis. O Núcleo de Crimes Contábeis está inserido no Instituto de Criminalística da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), que abrange diversos outros núcleos especializados em diferentes áreas de investigação criminal. A SPTC conta com equipes tanto na capital como no interior do estado de São Paulo.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo