O Ipem-SP orienta sobre economia de energia elétrica e dicas para uso eficiente de ar condicionado e ventiladores

Com a intensa onda de calor em pleno inverno, muitas residências, empresas privadas e públicas estão utilizando ventiladores ou aparelhos de ar condicionado para tentar amenizar a temperatura. No entanto, é importante ter cuidado para não aumentar significativamente a conta de energia elétrica. Pensando nisso, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) está orientando os consumidores com dicas importantes que podem contribuir para a redução do consumo de energia elétrica.

Uma das estratégias para ajudar no consumo racional de energia é o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), criado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Esse programa classifica os aparelhos de acordo com sua eficiência energética, auxiliando o consumidor na hora da compra. Os produtos classificados com a letra A são os mais eficientes, enquanto aqueles com a letra G são os menos eficientes. Por isso, é importante prestar atenção nas etiquetas do Inmetro nos eletrodomésticos, para garantir que estejam dentro das normas.

Além disso, pequenas mudanças de hábito também podem fazer a diferença na economia de energia elétrica. Por exemplo, no caso do ar condicionado, é importante considerar o consumo de energia antes de comprar. Multiplicar a energia consumida pelo aparelho em kWh pela tarifa de energia praticada em cada localidade pode ajudar a ter uma noção do gasto anual. Dessa forma, é possível comparar o consumo de dois modelos e dar preferência ao que consome menos energia.

Outra dica importante é evitar o abre e fecha de portas dos ambientes refrigerados, além de fechar bem as janelas e isolar o ambiente para que o ar frio não escape. Cortinas e toldos também podem contribuir para diminuir a incidência do calor do sol no ambiente, contribuindo para o isolamento térmico.

No caso dos ventiladores, é recomendado testar o aparelho antes da compra, para verificar se atende às suas expectativas. Além disso, é importante ler as instruções da embalagem e do manual de instruções, e garantir que o aparelho não esteja ao alcance de crianças. Também é necessário desligar o ventilador ao sair do ambiente e ter cuidado ao movê-lo.

Os aparelhos de ar condicionado e ventiladores comercializados no país possuem a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) com a marca do Inmetro, que indica o consumo e uma nota de comparação com outros aparelhos similares. Essa informação é importante para os consumidores na hora da escolha, já que equipamentos mais eficientes são mais econômicos e causam menos impacto ao meio ambiente.

Portanto, é possível conciliar o conforto térmico com a economia de energia elétrica, basta adotar algumas medidas simples e estar ciente das informações das etiquetas dos produtos. Com isso, é possível aproveitar o verão de maneira mais consciente e sustentável.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo