Metrô de São Paulo inaugura fábrica de anéis de concreto para ampliação da Linha 2-Verde

O Metrô de São Paulo deu início nesta quarta-feira (20) à operação da fábrica de anéis de concreto que será responsável por fornecer as estruturas de revestimento dos túneis da ampliação da Linha 2-Verde, entre Vila Prudente e Penha. A nova fábrica, localizada no Pátio Itaquera do Metrô, possui 2,5 mil m² e tem capacidade para produzir 56 segmentos de anéis por dia.

Com dois turnos de trabalho e a participação de 100 pessoas, a fábrica será responsável pela produção de 29.414 segmentos de concreto, que comporão os 4.202 círculos de anéis que revestirão os quase 7 km do túnel entre Vila Prudente e Penha.

O processo de produção de cada anel envolve cerca de 6 horas, incluindo a montagem da armação, a moldagem e a cura a vapor do concreto. Todo esse processo será realizado com rígido controle de qualidade e identificação de cada uma das aduelas.

Além da estrutura para a fabricação das aduelas, a fábrica também possui um laboratório exclusivo para os ensaios de controle tecnológico, o que permitirá uma maior agilidade na verificação da qualidade do concreto. Além disso, há um pátio de estoque dos anéis em uma área de 16,7 mil m².

Os anéis de concreto fabricados serão utilizados pela máquina tuneladora Shield, conhecida popularmente como “Tatuzão”. Essa máquina, apelidada de “Cora Coralina”, possui cerca de 100 metros de comprimento e pesa 500 toneladas. Ela será responsável por escavar o túnel e revesti-lo com os anéis de concreto.

A operação da máquina tuneladora será feita a partir da construção do túnel em direção ao Poço Falchi Gianini, localizado entre as estações Vila Prudente e Orfanato. Em seguida, a máquina escavará o trecho entre o complexo Rapadura e a Penha.

A ampliação da Linha 2-Verde tem como objetivo construir mais 8,4 km de vias (sendo 8 km operacionais) e oito novas estações, atravessando a zona leste de São Paulo. Quando concluído, esse novo trecho proporcionará uma maior agilidade no trajeto dos moradores da região leste e facilitará o acesso às demais regiões de São Paulo, além de distribuir a demanda de passageiros nas demais linhas de metrô e trem, trazendo mais conforto para a população.

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