Estudante da São Camilo é alvo de agressão durante jogos universitários em São Carlos

Durante os jogos universitários conhecidos como Calomed, que reuniram faculdades de medicina em São Carlos, no interior de São Paulo, uma estudante da faculdade de medicina do Centro Universitário São Camilo, Bruna Rodrigues, afirmou ter sido alvo de cusparadas por alunos da Universidade Santo Amaro (Unisa). A agressão teria ocorrido durante a partida de vôlei feminino entre as duas instituições.

Imagens dos alunos da Unisa jogando nus durante o jogo de vôlei foram divulgadas nas redes sociais, o que gerou ampla repercussão. Após a polêmica, a instituição expulsou pelo menos sete alunos que foram identificados nos vídeos. A Unisa classificou a atitude do grupo como “ato execrável” e afirmou que teve conhecimento das ocorrências na manhã de segunda-feira (18). No entanto, não respondeu especificamente sobre o caso das cusparadas.

De acordo com as alunas da São Camilo, o clima de tensão nos jogos era tão intenso que as torcidas precisaram entrar por portões diferentes e os organizadores tiveram que providenciar um cordão para evitar brigas entre as faculdades. Durante a partida, Bruna estava na arquibancada e pediu comida por delivery. Ao sair para encontrar o entregador, ela foi surpreendida por alunos da Unisa, que a cuspiram com uma mistura de tinta e cerveja.

A estudante afirmou ter tentado afastar os agressores, mas um deles segurou sua coxa. Ela conseguiu dar um tapa nele e saiu do local com a ajuda de um amigo. Bruna relata ter ficado inteiramente coberta de tinta verde, cor da Unisa. Segundo ela, os alunos da instituição costumam misturar a tinta com cerveja para deixá-la mais pastosa e depois cospem nos alunos de outras faculdades.

A jovem afirmou que a experiência a assustou bastante e que o clima das torcidas lembrava as organizadas de futebol. Ela ainda lamentou que os dias que deveriam ser os melhores da sua vida transformaram-se em um horror. Bruna conversou com a imprensa ao lado da também estudante de medicina Laura Felix, que confirmou o ocorrido. As alunas relataram também que foram alvo de uma mistura de fezes com urina durante os jogos.

A polícia está investigando o caso e a Secretaria de Segurança Pública afirma que iniciou uma apuração assim que tomou conhecimento das imagens dos alunos nus. A Polícia Civil enviará requisições às universidades envolvidas e à Secretaria de Esportes de São Carlos. O Ministério da Educação (MEC) notificou a faculdade para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido. A atlética da faculdade de medicina da Unisa, em nota divulgada nas redes sociais, afirmou que as imagens não são contemporâneas e que não representam os princípios e valores da atlética. A presidente da atlética, Vittoria Carmona, destacou que os alunos foram advertidos antes de outra competição universitária, o Intermed, que seriam expulsos caso tivessem uma postura semelhante.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo