São Bernardo recebe segunda edição do Festival Paralímpico 2023, com inscrições abertas para crianças e adolescentes com deficiência

No próximo sábado (23/09), São Bernardo recebe a edição do Festival Paralímpico 2023. O evento, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em parceria com a Prefeitura, tem como objetivo proporcionar uma experiência esportiva para crianças e adolescentes com deficiência, por meio de atividades lúdicas nas modalidades paraolímpicas.

O festival acontecerá das 8h às 12h no Centro de Excelência de Handebol, que fica no Complexo da Arena Olímpica, na Vila do Tanque. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até quinta-feira (21/09) pelo link https://bit.ly/INSCRIÇÃOCRIANÇASNOFESTIVAL.

O Festival Paralímpico é realizado simultaneamente em diversas cidades do país, com o intuito de promover a integração e a prática esportiva para pessoas com deficiência. Modalidades como atletismo, vôlei adaptado, basquete em cadeira de rodas, goalball, judô e bocha são oferecidas aos participantes.

Essa é a segunda etapa do festival em 2023, sendo que a primeira aconteceu no dia 20 de maio. Considerado um dos eventos mais relevantes do Brasil no segmento, o festival acontecerá em 120 núcleos esportivos espalhados pelo país.

A expectativa é reunir mais de 16 mil crianças e jovens em todo o país, sendo que 80% deles possuem algum tipo de deficiência. A deficiência intelectual é a mais comum entre os participantes, representando 37,8% do total.

Em 2018, o festival foi realizado em 48 cidades e contou com a participação de mais de 7.000 crianças. No ano seguinte, foram 70 sedes e mais de 10 mil crianças atendidas. Já em 2021, o evento reuniu 8.000 crianças em 70 unidades espalhadas pelo país. No ano passado, o festival registrou a sua maior edição, com cerca de 15 mil crianças e adolescentes em 98 municípios participantes.

Com o objetivo de incentivar a prática esportiva desde a iniciação até o alto rendimento, o CPB selecionou espaços em todos os estados para sediar o festival, aproveitando as estruturas esportivas já existentes em cada região.

Portanto, o Festival Paralímpico vem se consolidando como uma importante iniciativa para a inclusão e desenvolvimento dos jovens com deficiência, promovendo a integração e a valorização do movimento paralímpico nacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo