Repórter São Paulo – SP – Brasil

Governo federal estabelece metas para redução de acidentes de trânsito em municípios e premiará os que alcançarem sucesso.

O governo federal estabeleceu metas ambiciosas para reduzir os acidentes de trânsito no país e irá premiar os municípios que conseguirem atingi-las. De acordo com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), a meta é diminuir em 50% o número de feridos e mortes nas vias até o ano de 2030.

Segundo a Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran), do Ministério dos Transportes, quase 80% das mortes registradas no país ocorrem em apenas 20% dos municípios, o que equivale a aproximadamente 1,2 mil cidades com mais de 30 mil habitantes. Essa estatística alarmante mostra a necessidade urgente de ações para melhorar a segurança nas vias.

Para auxiliar os municípios, o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, anunciou que a pasta irá oferecer consultoria, apresentando as melhores práticas aos gestores municipais. Além disso, a secretaria será responsável por acompanhar o cumprimento das metas estabelecidas.

O anúncio das metas e premiações ocorreu durante a abertura da Semana Nacional do Trânsito, que é celebrada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro. O foco deste ano é a segurança, buscando conscientizar a população sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar comportamentos seguros nas vias.

Vale ressaltar que nesse mesmo período também é realizado a Semana Nacional da Mobilidade, que tem como destaque o Dia Mundial sem Carro, celebrado no dia 22 de setembro. Nessa ocasião, espera-se que o governo apresente um plano para incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte, visando reduzir a dependência dos automóveis e diminuir a poluição gerada pelos mesmos.

As iniciativas anunciadas pelo governo têm como objetivo principal salvar vidas e melhorar a qualidade de vida no trânsito. Com a parceria dos municípios e as ações propostas pela Secretaria Nacional do Trânsito, acredita-se que será possível alcançar a meta estabelecida até o ano 2030. Convém destacar que a conscientização da população e o cumprimento das leis de trânsito são fundamentais para garantir a segurança de todos nas vias.

Sair da versão mobile