Câmara Municipal de São Paulo celebra Setembro Verde e destaca importância da inclusão de pessoas com deficiência

A Câmara Municipal de São Paulo realizou uma solenidade nesta segunda-feira (18/9) em comemoração ao Setembro Verde, mês de conscientização pela inclusão das Pessoas com Deficiência (PCDs). A iniciativa foi promovida pelo vereador Rodolfo Despachante (PSC) e teve como lema “Nada sobre nós sem TODOS nós”.

O mês de setembro foi escolhido para celebrar a vida das PCDs por ser o período em que se comemora, desde 1982, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, que ocorre em 21 de setembro. Essa data foi escolhida por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, simbolizando a importância de uma sociedade acessível e inclusiva em todos os aspectos.

Políticos, autoridades e representantes da sociedade civil estiveram presentes na cerimônia. A secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, ressaltou a necessidade de reforçar os direitos dos PCDs por meio de políticas públicas eficientes. Ela é mãe de um filho com deficiência visual e autismo, o que a faz compreender a luta de outras mães que dependem de agendamento, transporte público e cuidados especiais para os filhos. Grecco elogiou o programa Inclui Sampa, mas destacou a importância de avançar ainda mais na inclusão das pessoas com deficiência.

Durante a solenidade, Simone Camargo Rocha, deficiente visual desde o nascimento, compartilhou suas experiências como atleta paralímpica. Ela é bicampeã nos Jogos Pan-Americanos na modalidade goalball, destinado a atletas com deficiência visual. Atualmente, Simone coordena o Programa Atleta Cidadão do Centro Paralímpico Brasileiro e enfatizou a importância de as escolas incluírem atividades esportivas para pessoas com deficiência e disse estar trabalhando para replicar essa iniciativa em todo o país.

Ana Paula Nedavaska, representante da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ressaltou a importância do Setembro Verde como uma lembrança de que as pessoas com deficiência existem e que é necessário combater o preconceito e o capacitismo contra elas. Ela destacou que essa luta não pode ser apenas do Poder Público e de entidades, mas sim de toda a sociedade, e que deve ser travada diariamente.

Durante o evento, foram entregues diplomas de homenagem a pessoas que contribuem para a causa dos PCDs em São Paulo ou que servem de inspiração para outros deficientes por suas histórias de vida. Entre os homenageados estavam o técnico da seleção brasileira de voleibol sentado, Fernando Guimarães, o presidente da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiências (APABB), João Leopoldo da Silva Petry, e a publicitária e fotógrafa Kica de Castro, que é fundadora de uma agência focada em modelos com deficiência física.

O vereador Rodolfo Despachante, responsável pela iniciativa do evento, destacou a importância de reconhecer as pessoas com deficiência como seres humanos capazes e oferecer oportunidades e espaço para elas. Ele enfatizou que é necessário respeitar as limitações, mas também dar suporte para que elas tenham independência e liberdade, pois somos todos iguais.

A solenidade completa sobre o Setembro Verde pode ser conferida no vídeo disponível online.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo