17ª Primavera dos Museus promove inclusão e diversidade com tema voltado para pessoas LGBT+, quilombolas e indígenas.

A 17ª edição da Primavera dos Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), teve início nesta segunda-feira (18) e seguirá até o próximo domingo (24) em todo o país. Inspirada pelo tema “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, quilombolas e indígenas”, a proposta desta edição é evidenciar o papel fundamental dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade.

Com uma programação extensa e diversificada, o evento contará com atividades presenciais e online, como exposições, visitas guiadas, palestras, seminários, mesas redondas, rodas de conversa, lançamentos, oficinas, saraus, performances e apresentações musicais e teatrais. Para os interessados em conferir a programação completa, o site do Ibram disponibiliza a agenda por região, estados e municípios.

Segundo o Instituto Brasileiro de Museus, a proposta desta edição é que as instituições culturais se empenhem em contribuir para a construção de um país mais justo e igualitário. “Um país cuja população sempre buscou resistir com criatividade, resiliência e astúcia aos violentos processos de exclusão, pacificação e aviltamento”, afirma o Ibram em comunicado.

A Primavera dos Museus é um evento anual que dura uma semana e tem como objetivo mobilizar museus brasileiros a elaborarem programações especiais em torno de um tema pré-definido pelo Ibram. O evento ocorre na semana de início da estação da primavera e busca estimular a participação do público, além de criar espaços de reflexão e diálogo.

Os museus são considerados espaços privilegiados para a disseminação e valorização da cultura e das diversas formas de expressão da sociedade. Nesses ambientes, é possível encontrar um acervo variado e rico em memórias, que refletem as experiências e vivências de diferentes grupos e comunidades.

No contexto da 17ª Primavera dos Museus, é fundamental reconhecer e dar voz às histórias e culturas de grupos historicamente marginalizados, como pessoas LGBT+, quilombolas e indígenas. Por meio desse enfoque, o evento busca fomentar ações que promovam a inclusão e o respeito à diversidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais plural e igualitária.

Ao participar da Primavera dos Museus, o público tem a oportunidade de conhecer e se engajar em discussões e atividades que abordam temas relevantes para a atualidade. Além disso, a diversidade de formatos e linguagens artísticas presentes na programação proporciona uma experiência enriquecedora e acessível para todos os gostos e interesses.

Portanto, aproveite a 17ª edição da Primavera dos Museus e participe das atividades propostas pelos museus de sua região. Contribua para a valorização da memória, da diversidade e da inclusão social, fortalecendo o papel dessas instituições na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo